Classes Abertas: educação antirracista é pauta da próxima edição
Compartilhar
#ReconhecereReparar
No dia 23 de novembro, a partir das 11h, a série de debates Classes Abertas promove novos encontros e debates importantes sobre temas relacionados à educação. Desta vez, a educação antirracista será a pauta das conversas.
Com mediação da jornalista Thais Bernardes, fundadora e CEO do Notícia Preta, portal de jornalismo antirracista, educadores, especialistas, técnicos e gestores da educação debaterão sobre o que compreendemos por uma educação antirracista, tendo como ponto de partida o reconhecimento da história de luta e agenda politica dos movimentos negros no enfrentamento ao racismo no que se refere à implementação de politicas públicas na educação, a formação docente para as relações étnico-raciais e a aplicabilidade das leis 10639/03 e 11.645/08, que consolidam mudanças de paradigmas universalizantes e rupturas epistêmicas para toda a sociedade.
Confira as participações do Classes Abertas
Amauri Mendes Pereira (Prof. da UFRRJ): Doutor em Ciências Sociais (UERJ), mestre em Educação (UERJ), especialista em História da África (UCAM), e graduado em Educação Física e Desportos (UFRJ). Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos e, de 2003 a 2005, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UCAM. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro e Movimentos Sociais. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ, e Diretor da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ.
Aparecida de Jesus Ferreira (Escritora e Profª da UEPG): Doutora e Pós-Doutora pela University of London/Inglaterra. É professora Associada Aposentada da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ministrou aulas no curso de Letras – Graduação/Mestrado. Professora visitante King’s College London, UK (2018) e na University of Bristol, UK (2020). Tem experiência na Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, ensino/aprendizagem de línguas, análise de livro didático, letramento racial crítico intersecção com raça, gênero e classe social. É palestrante há 30 anos. Autora dos livros: Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas, As Bonecas Negras de Lara, entre outros.
Lavini Castro (Professora SEEDUC-RJ e Coordenadora da Rede de Professores Antirracistas): Doutoranda em História Comparada pela UFRJ. Mestre em Relações Étnico Raciais pelo PPRE/CEFET-RJ. Historiadora pela UFRJ. Idealizadora e Coordenadora da Rede de Professores Antirracistas. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores Negros - ABPN. Atua como Professora - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e instituições particulares de Ensino. Ganhadora do Prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR em 2021.
Aza Njeri (Escritora, Artista e Profª PUC-RJ): Professora doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora. Coordenadora de Graduação e Professora do Departamento de Letras PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Pretos Novos-RJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas PUC-Rio. Escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária, mãe, podcaster e youtuber.
Serviço
- Onde: youtube do Canal Futura
- Quando: 23 de novembro (quarta-feira)
- Horário: 11h às 12h.
Sobre o Classes Abertas
Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com apoio do Todos Pela Educação, a série de debates Classes Abertas promove encontros formativos virtuais, no Youtube do Canal Futura, com base na agenda da educação e as causas da atualidade.