Notícia: Educação Infantil e BNCC: como aplicar os campos de experiência às atividades escolares?

Educação Infantil e BNCC: como aplicar os campos de experiência às atividades escolares?

Se antes, o papel da escola nos primeiros anos de vida era visto como ser apenas um lugar para as crianças passarem o dia enquanto seus cuidadores primários trabalham, agora a situação mudou. 

Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento infantil e impactam diretamente na vida adulta. É nesta fase que as crianças começam a construir a base para todo o seu desenvolvimento futuro, tanto físico quanto mental, comportamental e emocional.

Importância da Educação Infantil

Para além de ser o primeiro contato com o ensino formal, a Educação Infantil desempenha papel essencial na formação de aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais das crianças.

Sala de aula em que crianças pequenas estão sentadas ao redor de sua professora, que mostra algo em um papel branco que está no chão.

A Educação infantil corresponde ao período dos bebês até crianças pequenas, ou seja, dos 11 meses aos 5 anos. Nessa faixa etária, o cérebro dos pequenos está a mil por hora, fazendo diversas conexões por segundo. Por isso, o aprendizado de habilidades, desenvolvimento de práticas e competências acontecem com maior velocidade e facilidade. Não por acaso, muitos pedagogos chamam essa fase de “janela de oportunidade".

Educação infantil e BNCC

Para apoiar professores a promoverem práticas pedagógicas que desenvolvam as habilidades adequadas para a faixa etária, foi criada a BNCC da Educação Infantil.

Organizada em cinco Campos da Experiência, a BNCC prioriza o planejamento pedagógico intencional, valorizando as iniciativas, desejos e linguagens das crianças. 

Com as interações e a brincadeira como eixos centrais, o objetivo é promover aprendizagens significativas, desenvolver habilidades e construir afetos, identidade, atitudes e valores. A BNCC estrutura esses campos para garantir às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Os cinco Campos da Experiência previstos na BNCC são:

1. O eu, o outro e o nós

É importante que as crianças tenham oportunidades de interagir com diversos grupos sociais e culturais, conhecendo diferentes modos de vida, costumes, celebrações e narrativas. Essas experiências ampliam sua percepção sobre si mesmas e sobre os outros, promovendo o respeito à identidade própria e às diferenças humanas.

2. Corpo, gestos e movimentos 

A escola deve proporcionar oportunidades para que as crianças, incentivadas pelo espírito lúdico e na interação com colegas, explorem um amplo repertório de movimentos e gestos, descobrindo diferentes formas de ocupação e uso do espaço corporal, como sentar com apoio, rastejar, escorregar, caminhar com suporte, saltar, entre outros.

3. Traços, sons, cores e formas

Também é importante que a escola tenha espaços para que as crianças criem, se expressem e apreciem a arte, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e da expressão pessoal, permitindo que potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Desde cedo, as crianças se interessam pela escrita ao observarem textos no ambiente familiar, comunitário e escolar. A experiência com literatura infantil, mediada pelo educador, estimula a leitura, a imaginação e o conhecimento. O contato com diferentes gêneros literários favorece a familiaridade com livros e a compreensão da escrita como representação da língua.

5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações 

Ainda bem novas, as crianças exploram diferentes espaços e tempos, demonstrando curiosidade pelo mundo físico e sociocultural. A escola deve proporcionar experiências que estimulem essa curiosidade, permitindo observações, manipulações e investigações para ampliar seus conhecimentos e aplicá-los no dia a dia.

Como aplicar essas experiências em atividades escolares?

Com base nesses cinco campos da experiência da BNCC, a socióloga Nayana Brettas desenvolveu o Imagina C, um programa de aprendizagem voltado para crianças de 4 e 5 anos que estimula a imaginação e a criatividade valorizando o potencial criativo e transformador das crianças.  
 

As crianças têm acesso a uma temporada com 37 episódios lúdicos. Além do material audiovisual, o programa contempla sugestões de atividades e aulas planejadas para professores:

Aspas

Cada episódio tem mais de 6 possibilidades de interação. Ele é um disparador de reflexões e ações práticas de forma coletiva ou familiar. O objetivo é fazer uma integração entre o mundo digital, objetos lúdicos e os livros.


Aspas

Lançado em 2023, o programa já foi adotado em escolas públicas de São Paulo e recebeu elogios de professores, familiares e das crianças.

“Muitas ideias maravilhosas podem sair da mente da criança e podem ajudar em soluções para o mundo adulto. A gente vai mudar o mundo com as crianças!”

Conheça mais sobre o Imagina C aqui!

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