Encontro Internacional de Educação Midiática vai debater direitos humanos, meio ambiente e democracia na era da inteligência artificial
Compartilhar
Evento é gratuito, e ocorre nos dias 23 e 24 de maio no Rio de Janeiro
Os riscos e as possibilidades que a inteligência artificial pode nos proporcionar a curto e médio prazos têm sido pauta em diversos debates. Das democracias e eleições ao mundo do trabalho, passando pelo universo da saúde e da educação, esse tema tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e em outros países, assim como a preocupação com a crise climática e a proteção dos direitos humanos em um planeta em ebulição.
Levando em consideração esse contexto complexo, o Encontro Internacional de Educação Midiática, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 23 e 24 de maio, no auditório da Editora Globo, vai reunir especialistas, jornalistas, sociedade civil e atores do poder público para discutir tal cenário e possíveis soluções.
Com o tema Direitos Humanos, Meio Ambiente e Democracia na Era da Inteligência Artificial, o evento é voltado, em especial, a educadores, professores, pesquisadores, organizações do terceiro setor, formuladores de políticas públicas e jornalistas, e tem transmissão ao vivo pelo Youtube do Canal Futura.
Entre os convidados e as convidadas internacionais, estão Adeline Hulin, chefe da Unidade de Alfabetização Midiática e Informacional e Competências Digitais na Sede da UNESCO, e Kyle Pope, cofundador da Covering Climate Now. Entre os palestrantes nacionais, pesquisadores, especialistas e representantes do poder público também já confirmaram presença, como Roberta Barreto (Secretária Estadual de Educação RJ), Vitor de Angelo (Presidente do Consed e Secretário Estadual de Educação ES) e representantes dos ministérios da Educação e dos Direitos Humanos e Cidadania.
O Encontro Internacional de Educação Midiática é uma realização do Instituto Palavra Aberta com patrocínio do Google, do YouTube e da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. O apoio é da Fundação Roberto Marinho, do Consed e da Jeduca, e conta com a cooperação da UNESCO.
Para consultar a programação completa, acesse o site do evento.
Assista agora ao evento ao vivo!
Informações gerais
Quando: 23 e 24 de maio de 2024, a partir das 8h até 17h30
Local: R. Marquês de Pombal, 25 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Realização: Instituto Palavra Aberta
Patrocínio: Google, YouTube e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Apoio: Fundação Roberto Marinho, Consed e Jeduca
Cooperação: Unesco
Transmissão ao vivo pelo Youtube do Canal Futura
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.