Notícia: Formatura da Escola Fundação Roberto Marinho na Maré está chegando!

Formatura da Escola Fundação Roberto Marinho na Maré está chegando!

Mais de 60 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio concluem os estudos no Complexo da Maré

No próximo dia 11 de novembro, 63 jovens e adultos, moradores do Complexo da Maré, irão realizar o sonho de concluir o Ensino Fundamental e o Médio. Matriculados nas turmas de 2021 da Escola Fundação Roberto Marinho, esses alunos encerrarão uma importante etapa em suas vidas. Dez vão se formar no ensino fundamental e 53, no ensino médio. A cerimônia vai acontecer no Centro de Artes da Maré (Nova Holanda), a partir das 19 hora.

A Escola Fundação Roberto Marinho usa a Metodologia Telessala - Incluir para Transformar, que tem como base o Telecurso - a formação se dá em dois anos. “Nossa metodologia é muito atraente, porque faz o estudante perceber que pode desenvolver outras habilidades, além das habilidades acadêmicas, e confirma que eles têm capacidade de seguir e superar os desafios do passado e do presente”, reforça Heloísa Mesquita, gerente de Implementação do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, que acrescenta: “Toda formatura é emblemática, pois representa o encerramento de uma trajetória de sucesso. Em algum momento de suas vidas, nossos alunos interromperam seus estudos e a conclusão dessa trajetória é motivo para festejar".

“Oferecemos escolaridade básica de qualidade e atuamos na solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. É uma grande honra e alegria possibilitar a realização do sonho de muitos alunos, que era estudar e melhorar o seu futuro”, revela Renan Carlos Silva, diretor da Escola Fundação Roberto Marinho.

O Telecurso na Maré começou em 2003, quando foi criado o programa Maré do Saber, voltado para jovens e adultos que não haviam concluído o ensino fundamental.

Novas turmas foram abertas em 2022, e mais uma, de ensino médio, será inaugurada na Maré em fevereiro de 2023. A Redes da Maré, parceira da Fundação Roberto Marinho na iniciativa, tem uma lista de interessados e a demanda para concluir os estudos é alta: “Na Maré, temos mais alunos interessados em concluir o Ensino Médio e expandir a oferta de turmas, atendendo a uma demanda que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, só confirma o quanto a Escola Fundação Roberto Marinho está no caminho certo”, ressalta Heloísa Mesquita.

Sobre a Escola Fundação Roberto Marinho

Criada em 2011, a Escola Fundação Roberto Marinho utiliza a metodologia do Telecurso e já formou cerca de 1.800 estudantes no ensino fundamental e no ensino médio. A proposta é atender estudantes que não conseguiram concluir a educação básica no tempo certo ou estão fora da escola.

As aulas são presenciais e com atividades on-line. No Rio de Janeiro, a Escola Fundação Roberto Marinho está presente no Centro, no Complexo da Maré, em Del Castilho e São Gonçalo, reunindo 197 alunos, cujas idades variam entre 15 e 69 anos.

Saiba mais sobre a Escola Fundação Roberto Marinho

Sobre o Telecurso

O Telecurso foi criado nos anos 70 pela Fundação Roberto Marinho, com uma linguagem, formato e modelo de atuação inovadores, e o objetivo de ampliar o acesso à educação de qualidade. É uma tecnologia educacional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e mais de 1,6 milhão de estudantes já conseguiram terminar seus estudos por ele. Outros 40 mil professores se formaram pela metodologia do programa, que valoriza a construção coletiva do conhecimento e a autonomia, utilizando os melhores recursos da comunicação para promover a educação.

Saiba mais sobre o Telecurso

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?