A importância do hacker ético na era digital
Compartilhar
A Ética hacker é a expressão que descreve os valores morais e filosóficos na comunidade hacker.
O principio da cultura hacker e sua filosofia originaram-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology, MIT) nos anos 1950 e 1960. O termo Ética Hacker foi atribuído ao jornalista Steven Levy, conforme descrito no seu livro intitulado Hackers: Heroes of the Computer Revolution publicado em 1984. As diretrizes da ética hacker ajudam a esclarecer como os computadores evoluíram para os dispositivos pessoais que usamos e confiamos hoje em dia. O ponto chave da ética é o livre acesso a informações e melhoria da qualidade de vida.
Os hackers éticos visam investigar o sistema ou a rede em busca de pontos fracos que hackers mal-intencionados possam explorar ou destruir. Eles coletam e analisam as informações para descobrir maneiras de fortalecer a segurança do sistema/rede/aplicativos. Ao fazer isso, eles podem melhorar a pegada de segurança para que ela possa resistir melhor aos ataques ou desviá-los. Hackers éticos são contratados por organizações para examinar as vulnerabilidades de seus sistemas e redes e desenvolver soluções para evitar violações de dados. Considere isso uma permutação de alta tecnologia do velho ditado “É preciso um ladrão para pegar um ladrão”.
Eles verificam as principais vulnerabilidades, incluindo, mas não estão limitadas a:
- Ataques de injeção
- Mudanças nas configurações de segurança
- Exposição de dados confidenciais
- Violação nos protocolos de autenticação
- Componentes usados no sistema ou rede que podem ser usados como pontos de acesso
Agora que você já tem uma ideia do que é hacking ético, é hora de compreender sua importância na educação.
Ethical Hacker é o tipo de conhecimento indispensável nessa era digital, precisamos compreender como pensar criticamente segurança das informações acessadas e compartilhadas entre diversos dispositivos e redes e principalmente desconstruir a ideia de hacker implantada na sociedade de uma pessoa inacessível. Por muito tempo a segurança da informação foi uma área inacessível, poucos tiveram de fato acesso ao vasto conhecimento existente na área.
A partir deste olhar e conectando com a educação é possível relacionar os benefícios dos ensino desta disciplina, como por exemplo aprender a ler brechas e vulnerabilidades tecnologias com o intuito de melhoria de tecnologias sistemas e nao para se aproveitar da brecha. A ideia de confidencialidade que é super importante na área, evitando um mal que atinja o coletivo ou pessoas que vivem entorno. Aprender hacking ético envolve estudar a mentalidade e as técnicas de hackers e testadores black hat para aprender como identificar e corrigir vulnerabilidades nas redes. O benefício mais óbvio de aprender hacking ético é seu potencial para informar, melhorar e defender redes.
O hacking ético também é usado durante as etapas de execução, gerenciamento e design dos sistemas de segurança de teste. Ele encontra as vulnerabilidades de segurança e as corrige. Muitas vezes ouvimos sobre hackers que encontram bugs em vários sites e empresas que os premiam. Muitos hackers encontram bugs técnicos em sites e aplicativos de grandes empresas. Por esse motivo, muitas empresas oferecem programas de recompensas por bugs. Em programas de recompensas por bugs, espera-se que os hackers encontrem bugs técnicos ou vulnerabilidades de segurança e notifiquem a organização. Após a notificação, as empresas consertam o bug e concedem o devido crédito e recompensa ao hacker que informou. Grandes organizações como Google, Yahoo, Instagram, Facebook e Uber contratam hackers, principalmente para esse fim.
O hacking ético protege dados cruciais, ele impede que usuários mal-intencionados explorem a organização ou um indivíduo. Reduz o risco de ser chantageado por uma pessoa ou organização com más intenções. Tem um papel crucial a desempenhar na segurança de qualquer nação. Muitas organizações nacionais e estatais contratam hackers para prevenir o terrorismo cibernético e ataques terroristas. Muitos funcionários do governo contratam hackers éticos para proteger sua privacidade.
Quais são algumas limitações do hacking ético?
Escopo limitado. Os hackers éticos não podem progredir além de um escopo definido para tornar um ataque bem-sucedido. No entanto, não é razoável discutir o potencial de ataque fora do escopo com a organização.
Restrições de recursos. Os hackers maliciosos não têm restrições de tempo que os hackers éticos costumam enfrentar. O poder de computação e o orçamento são restrições adicionais dos hackers éticos.
Métodos restritos. Algumas organizações pedem aos especialistas que evitem casos de teste que levem os servidores a travar (por exemplo, ataques de negação de serviço (DoS)).