Artigo: Meus 16 anos dos 25 anos do Canal Futura

Meus 16 anos dos 25 anos do Canal Futura

Olha, há 4 anos atrás me chamaram para participar de um programa do Canal Futura, na epoca apresentado pela jornalista Karen de Souza, para falar sobre o projeto que eu tinha na epoca, Computação Sem Caô. Eu fiquei tão feliz com o convite, pois o Canal Futura fez parte de toda minha vida educacional. Eu consumia muito, via TV e rádio, eu nao tinha a TV por assinatura, mas o sinal aberto junto com uma antena e bombril na ponta dava conta do recado.

Eu acordava bem cedo aos sábados para assistir todos os canais que envolvia ciencia, educação e comunidade. Começava com o Globo Comunidade, passava por Globo Ciência e por último Globo Universidade. Eu assistia na Rede Globo e na retransmissão que o Canal Futura fazia ao longo da semana, especialmente o Globo Universidade, que era um programa que apresentava o dia a dia universitário, sério, eu amava! Utilizei muito dos episódios para enteder os diferentes cenários tecnologicos da minha área atual. Destaque para as possibilidades de ouvir no rádio também.

Nestes 25 anos, gostaria de destacar também a inclusão de jornalistas negros, indigenas, com diversidade regional, Em 2019 foi lançado o "Guerreiros na Florestas" com Três lideranças indigenas - Davi Kopenawa, Almir Surí e Ninawa Inu Huni Kuin. que compartilharam os desafios do dia a dia na proteção de suas familias, da Amazonia e de seus territórios, um ano depois a pandemia começou e tivemos as diversas violências contra estes povos. Destaco isso pois indiquei muito esse programa para conseguir fazer as pessoas do sudeste entender como a violência contra povos indigenas opera em um nível obscuro e cruel, a ponto de dizimar suas contribuições.

Por fim, destaco os colaboradores do futura, professores, articuladores, produtores, eu tenho 27 anos hoje, 2 a mais que o canal futura, eu aprendi a ler, falar, conversar, debater, programar, articular e vocês estavam participando deste processo influenciando diretamente ou indiretamente por meio de suas ideias e projetos. Para os próximos 25 anos, desejo um respiro nas tentativas e um sucesso nas ações.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?