Notícia: Dia da Educação: Fundação Roberto Marinho faz campanha de mobilização nas redes com a #Nem1PraTrás

Dia da Educação: Fundação Roberto Marinho faz campanha de mobilização nas redes com a #Nem1PraTrás

Instituição, ao lado de parceiros, propõe reflexão sobre a educação no país e reforça as oportunidades disponíveis nos projetos que conduz como a midiateca co.educa e o curso SEJA

Imagem da campanha de mobilização nas redes com a #Nem1PraTrás

O dia da educação é todo dia, mas a data de 28 de abril é o marco para celebrar o compromisso de garantir a educação para crianças, adolescentes e jovens em todo o país. Por isso, a Fundação Roberto Marinho lança uma campanha online com a hashtag #Nem1PraTrás, criando uma rede de mobilização com instituições parceiras para fazer a sociedade refletir sobre a educação e seus desafios e reforçar também as oportunidades disponíveis aos brasileiros por meio das suas iniciativas que oferecem soluções nas áreas da educação básica, inclusão produtiva dos jovens, além de promover chances reais no mercado de trabalho. Só para citar dois exemplos, a instituição apresenta, ao lado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a midiateca co.educa, uma plataforma que reúne um amplo acervo do Canal Futura e da Fapesp (entre outros parceiros), para potencializar os processos de aprendizagem. E o SEJA, curso preparatório online e gratuito desenvolvido para quem vai fazer o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que já conta com mais de 3507 participantes nos ensinos fundamental e médio.

Com a midiateca co.educa, professores, estudantes e toda a comunidade escolar, da educação infantil ao ensino superior, têm ao alcance de um clique uma gama diversa de conteúdos organizados a partir das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São videoaulas, podcasts, cursos, trilhas de aprendizagem, guias, cadernos pedagógicos e conteúdos audiovisuais diversos produzidos por educadores, comunicadores, especialistas e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Para se cadastrar na midiateca co.educa digital, basta acessar o link e, para ver o passo a passo de como aproveitar a plataforma da melhor forma, acesse o YouTube do Canal Futura.

O acervo da midiateca co.educa digital conta com curadoria e sugestões de uso em sala de aula, sendo permanentemente atualizado. Ao todo, são seis categorias: segmentos de ensino, áreas de atuação escolar, tipo de conteúdo, competências gerais da BNCC, possibilidades de uso e recursos de acessibilidade. O ensino fundamental é dividido em anos iniciais e finais e a co.educa digital traz, ainda, conteúdos específicos para a educação de jovens e adultos (EJA). E, claro, estão presentes também a educação infantil, o ensino médio e o superior. As áreas são divididas em Ciência da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

Além desse acesso a conteúdos que vão enriquecer e facilitar o planejamento e a rotina dos educadores e seus estudantes, a Fundação Roberto Marinho oferece suporte a todas as pessoas que interromperam seus estudos e não tiveram a oportunidade de completar a sua escolaridade básica com as aulas do SEJA. O SEJA é um curso preparatório online e gratuito para quem vai fazer o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), cujo edital foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será realizado no dia 25 de agosto, em todo o país, e os interessados poderão se inscrever a partir de 29 de abril.

Organizado em salas on-line para os candidatos, o curso SEJA tem conteúdo e aulas criadas pela equipe de professores da Escola da Fundação Roberto Marinho, com o intuito de preparar estudantes que estão fora da escola para o Encceja, ajudando-os a conquistarem o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. O projeto conta com professores que estão sempre atentos às últimas atualizações no conteúdo do exame, incentivando os estudantes e os deixando mais preparados para os desafios que encontrarão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste site, que também mostra como se inscrever no Google Sala de Aula (Google Classroom) - plataforma onde as aulas ocorrem.

Programação especial do Canal Futura e a mobilização das redes com a #Nem1PraTrás

Para celebrar a data, o dia 28 de abril terá uma programação voltada para o tema no Canal Futura, com os seguintes destaques: “Especial LED”, uma iniciativa da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho para celebrar, reconhecer e premiar práticas inovadoras que estão revolucionando a educação no Brasil; “Conexão Especial #Nem1PraTrás”, edição especial da mobilização #Nem1PraTrás com a presença de convidados da rede mobilizadora; maratona da nova temporada da série “E Aí, Professor?”, com apresentação da educadora Gina Vieira, que aborda o tema Educação Integral; e “Conexão Especial Dia da Educação: O que falta na educação do Brasil?”, com base nos dados do censo escolar 2023 sobre profissão docente, com professores de perfis diversos, para debater os principais desafios da educação no país. 

Em paralelo, a Fundação Roberto Marinho terá diversos conteúdos educacionais nas suas redes sociais dos dias 26 a 28 deste mês, sempre com a #Nem1PraTrás, para marcar a semana da educação, incentivando discussões a respeito do tema, com questionamentos, reflexões e possíveis soluções ao lado das instituições parceiras e de convidados atuantes  nas esferas educacional e social do país

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 

A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.

Sobre a FAPESP 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. 

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?