Notícia: Futura lança o livro "Mídias Educativas e Impacto Social"

Futura lança o livro "Mídias Educativas e Impacto Social"

As redes do Futura na era da comunicação de causas

O Canal Futura acaba de lançar o livro "Mídias Educativas e Impacto Social: as redes do Futura na era da comunicação de causas".

Construído e pensado por Acácio Jacinto, José Brito e Luiza Goulart, a publicação se materializa pela Mórula Editorial, e trata, por meio de um rol plural e multidisciplinar de colaboradoras e colaboradores, de temas como comunicação pública e liberdade de imprensa, educação como pauta para transformação social, cidadania, participação e direitos em narrativas urgentes, diálogo com plataformas e audiências, inovação e novas fronteiras da tecnologia - e mais.

O texto introdutório, de Alexandre Le Voci Sayad, jornalista e educador, que apresenta a série Idade Mídia (você pode assistir a ela clicando aqui), é uma pista de como "Mídias Educativas e Impacto Social" foi concebido: diversas mentes, em conjunto, alimentando e retroalimentando o processo dos autores na reunião e organização das tantas ideias e reflexões sobre experiências e práticas do Futura, nestes 27 anos de existência.

Livros sobre uma mesa de madeira.

Para Luiza Goulart, líder de projetos na Fundação Roberto Marinho e uma das pessoas responsáveis pela concepção do livro, o processo partiu de uma intenção bastante clara:

"Concebemos o livro com o intuito de celebrar a trajetória do Futura e de seu modelo de produção colaborativa, participativa e inclusiva, e dialogar com estudantes e jovens profissionais da comunicação", disse Luiza, que complementou: "Para isso, reunimos um grupo de profissionais de campos variados para refletirem sobre suas práticas, e assim compusemos um panorama diverso sobre a comunicação de causas que importam e que geram impacto positivo à sociedade".

Luiza detalhou ainda as orientações dadas às pessoas que contribuíram com suas reflexões para o livro (cujos nomes listamos mais adiante, nesta matéria):

"Pedimos que seus artigos fossem escritos de um ponto de vista pessoal, partindo de suas próprias experiências para desenvolverem o tema, destacando pontos importantes e narrando casos que ilustrassem os assuntos de modo mais evidente".

Sobre o papel que o livro "Mídias Educativas e Impacto Social: as redes do Futura na era da comunicação de causas" tem no momento em que vivemos, Luiza reflete:

"Acredito que seja fundamental ampliarmos a visão de leitoras e leitores interessados em como agir com relação a agendas prioritárias, reforçando a importância do pensamento crítico frente aos desafios do nosso tempo. É preciso chamar atenção para a nossa capacidade de mobilizar, trabalhando junto com quem também está comprometido com a educação e com a transformação social".

Aspas

Esta publicação tem o objetivo de valorizar iniciativas existentes, servindo como ferramenta para a construção de novas possibilidades para a atuação em rede.


Aspas

Fazem parte do rol de mentes envolvidas na realização deste trabalho: Patrícia Blanco, Celso Luiz Prudente, Elisa Larkin Nascimento, Karin Adams, Sofia Amaral, Mariana Tokarnia, Priscila Cruz, Daniel Corrá, Ernesto Martins Faria, Lecticia Maggi, Rosalina Maria Soares, Rafaela Lima, Noslen Borges, Viridiana Bertolini, Midria, Tawane Teodoro, Pâmela Carvalho, Luciana Barreto, Luciene Kaxinawaá, Susanna Lira, Elli Cafrê, Milena Rocha, Beth Carmona, Priscila Pereira, André Libonati, Deca Farroco, Marcio Motokane, Tatiane Milanez, Simone Freire, Suzeli Damaceno, Esdras Marchezan, Maíra Bittencourt, Thiago Molina, Ivana Bentes, Carlos Humberto, Diego Pereira, Ronaldo Lemos, Silvana Bahia, Carmela Borst e todas as equipes da Fundação Roberto Marinho, que fazem parte desta jornada, e que tanto contribuíram para esta obra colaborativa.

Conheça e consulte as publicações do Futura e da Fundação Roberto Marinho clicando no botão abaixo.

--

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?