Luciene Kaxinawá, do Canal Futura, é vencedora no prêmio "Sim à Igualdade Racial"
Compartilhar
O Prêmio "Sim à Igualdade Racial" é o maior evento da América Latina dedicado ao reconhecimento de quem promove a igualdade racial no Brasil e no mundo.
Luciene Kaxinawa, jornalista do Canal Futura, conquistou o prêmio na categoria "Raça em Pauta".
Para Luciene, que já conquistou outros prêmios como o da edição Green Award, disputada por todos os títulos Vogue da editora CondéNast e, no ano passado, o Troféu Mulher IMPRENSA, receber agora o Prêmio Sim à Igualdade Racial representa o reconhecimento do trabalho de uma década:
"Tenho trazido pautas indígenas nos veículos que já atuei, assim como, atualmente, no Canal Futura (apresentadora) e no Portal Terra, como colunista".
É necessário trazer pautas raciais para dentro dos veículos de comunicação, pois só assim abrimos caminhos para combater a desinformação, para a desconstrução dos estereótipos e do preconceito.
"A comunicação, hoje, é uma das principais ferramentas de luta e resistência que temos", diz a jornalista, que reforça a importância de sua história na construção do trabalho que realiza:
"Este prêmio não é só meu. Como pioneira indígena jornalista na televisão, minha missão é abrir caminhos para que nossos parentes (indígenas) tenham também espaços e oportunidades. A luta é essa: espaços e oportunidades iguais para todas e todos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual".
Sobre o Prêmio "Sim à Igualdade Racial"
A premiação valoriza pessoas, iniciativas e organizações que promovem e aceleram a igualdade racial em diversos espaços em nível nacional e global.
Nesta edição, o prêmio "Sim à Igualdade Racial" conta com 10 categorias, cujas indicações foram previamente abertas à indicação do público por meio do site oficial.
Após as indicações, foi a vez da seleção e da curadoria de especialistas selecionados acontecerem para, em seguida, os nomes de cada categoria serem enviados a um júri especializado. Surgiram ali os respectivos vencedores e as vencedoras.
Saiba mais sobre o Prêmio "Sim à Igualdade Racial" aqui.
--
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.