Notícia: "Passagem para... Reencontros" em clima de Copa do Mundo

"Passagem para... Reencontros" em clima de Copa do Mundo

"Passagem para... Reencontros" em clima de Copa do Mundo

O documentarista Luís Nachbin se reconecta a amigos espalhados por países em que filmou ao longo de 25 anos em viagens pelo mundo, enquanto registra histórias de moradores do país-sede da próxima Copa do Mundo, o Catar, na nova série 0“Passagem para... Reencontros”, que estreia no Canal Futura no próximo dia 1 (terça-feira), às 19h45.

Em “Passagem para...Reencontros”, o jornalista se reconecta a pessoas que encontrou nos mais de 200 documentários produzidos nas séries “Passagem para” (de 2004 a 2009) e “Entre Fronteiras” (de 2010 a 2015). O jornalista é pioneiro no modo de produção conhecido como MoJo (Mobile Journalism), ou “equipe de uma só pessoa”.

Unindo entrevistas online e imagens de arquivo, a série conversa com pessoas como o professor José Palazón, que em 2012 já denunciava a grande cerca de Melilla, cidade espanhola no norte da África - agora, 10 anos depois, a cerca se transformou, gerando tragédias num mundo ainda mais dividido. Ou o jogador brasileiro Wagner Lopes, que em 1998 se preparava para jogar a Copa do Mundo pela seleção do Japão e hoje revela por que esse foi um período difícil de sua vida. A série vai mostrar ainda histórias em países como Brasil, Gana, Alemanha e México, entre outros.

E no episódio especial que vai ao ar no dia da abertura da Copa do Mundo, dia 20, Luís Nachbin se reencontra com a estrada e vai em busca de novas histórias no Catar, em imagens inéditas gravadas a pouco mais de um mês do início do evento.

À esquerda, Luís Nachbin (homem branco, com cabelo liso e levemente grisalho) sorri. Ao fundo, homens com roupas típicas árabes.
Luís Nachbin, durante gravação de "Passagem para... Reencontros", no Catar.

Passagem Para... Reencontros

Canal Futura

O documentarista Luís Nachbin tenta se reconectar com amigos que filmou em 25 anos de viagens pelo planeta. Entre passado e presente, o que mudou no mundo e na vida de cada um?

  • Estreia: 01/11, terça-feira, 19h45.

Conheça todos os episódios:

José, Espanha

Em 2012, o professor José Palazón já denunciava a grande cerca de Melilla, cidade espanhola no norte da África. 10 anos depois, a cerca se transformou, gerando tragédias num mundo ainda mais dividido.

Wagner, Japão

Em 1998, o brasileiro Wagner Lopes se preparava para jogar a Copa do Mundo pela seleção do Japão. 24 anos depois, revela por que esse foi um período difícil de sua vida e fala de seus novos desafios.

Ivanete, Brasil

Em 2010, Ivanete era uma ativista pelos direitos das prostitutas em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Uma década e uma pandemia depois, como estão Ivanete e o Brasil?

Eric, Gana

10 anos atrás, o construtor de caixões temáticos e artista não tinha dúvida: por mais que o sonho americano lhe chamasse, sua vida jamais seria fora de seu país, Gana. 10 anos depois, onde está Eric?

Hagar, Maike e Nico, Alemanha

Em 2017, elas dirigiam um time de futebol que acolhia refugiados na Alemanha. Até que veio a pandemia de Covid-19. E agora, como andam o Lampedusa Futebol Clube e a situação dos imigrantes no mundo?

Família Mendez, Costa Rica

Em 2006, Nachbin chegou à Costa Rica sem conhecer ninguém. Aos poucos, passou a fazer parte de uma família apaixonada por futebol. Muitos anos depois, o reencontro é cheio de
novidades.

Eduardo, México

Em 2007, Luís Nachbin rodou pela superpopulosa Cidade do México a bordo do táxi do Seu Francisco. 15 anos depois, ao tentar reencontrá-lo através das redes sociais, acaba conhecendo Eduardo, seu neto

Valerie, Estados Unidos

Em 2016, Luís Nachbin cruzou os Estados Unidos de trem. Em 2022, ele se reconecta com uma das passageiras que entrevistou na viagem, Valerie, na época eleitora convicta de Donald Trump.

Luc, França

Em 2014, o francês Luc dirigia o Kibera Black Stars, um time sediado na maior favela da África. 8 anos depois, ele reflete sobre a presença crescente dos africanos no futebol e na sociedade da França.

A Estrada, Catar

Depois de se reconectar pela internet com personagens que filmou pelo mundo, Luís Nachbin se reencontra com a estrada. O destino é o Catar, em ano de Copa, em busca de novas histórias.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?