Notícia: Smarts Inspecs trazem segurança à construção civil

Smarts Inspecs trazem segurança à construção civil

Tecnologia em parceria com o SESI Bahia leva proteção a  trabalhadores em canteiros de obras

O Smarts Inspecs na Construção Civil surgiu a partir de uma pesquisa acadêmica na Universidade da Bahia, que foi selecionada pelo Edital SESI de Inovação em 2019. O projeto consiste no uso de drones conectados a dispositivos móveis usados no  monitoramento da segurança no trabalho em canteiros de obras. 

O SESI entrou com a expertise em Segurança e Saúde no Trabalho, fazendo a análise dos requisitos do sistema e trouxe a visão de mercado para o projeto. O papel do SESI foi dar o formato técnico adaptado à necessidade das empresas e definir informações para tomada de decisão pelos gestores e líderes, bem como a composição dos relatórios e definição dos indicadores.

Prédios ao fundo. Diante deles, pequeninos, seres humanos estão no que parece ser um campo de obras.
Equipe durante inspeção em obra. (Foto: Arquivo SESI-BA)

Produtividade e segurança

O sistema em nuvem, da multiplataforma, inspeciona requisitos de segurança especificados pelas normas regulamentadoras aplicáveis à indústria da construção e melhora a visualização das condições de segurança do trabalho. A ideia é que o sistema contribua para monitorar grandes áreas e de difícil acesso, com diferentes perspectivas e em tempo reduzido.

Isnaia Cardoso da Silva, especialista em segurança do trabalho do SESI Bahia, conta que um dos maiores benefícios foi trazer uma solução mais completa, com menor investimento e informações relevantes para a tomada de decisão. “As informações que são observadas durante os voos dos drones são avaliadas por meio dos dispositivos móveis e dão condição de resposta imediata e tomada de decisão pelas lideranças”.

Uma pessoa utiliza um tablet. Ela usa máscara.
O aplicativo Smart Inspecs em funcionamento. (Foto: Arquivo SESI-BA)

Parceria efetiva

O projeto teve empresas parceiras que tornaram possível observar os ganhos para a indústria. Aline Passos, diretora de uma delas, a Concreta, fala da experiência. “É importante desenvolver tecnologia porque a gente sempre vai buscar um resultado. A gente entende que melhora a condição de saúde e segurança no canteiro de obras.” 

Outra empresa foi a Gráfico Empreendimentos. Carla Passos, gerente, concorda que o tempo economizado traz ganhos de produtividade. “Hoje com a tecnologia do sobrevoo do drone, a gente gasta menos tempo inspecionando e mais tempo já identificando e fazendo planos de ações”

O projeto  também foi apoiado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia.  Para Alexandre Landim, presidente da SINDUSCON, Smart Inspecs  “permite grande proatividade e principalmente a segurança e saúde dos nossos colaboradores”. 

Para Maria Fernanda Torres Faiçal, gerente de negócio em segurança do trabalho do SESI Bahia, o ganho é de todos. “No final todo mundo ganha, seja no SESI, na  indústria que está recebendo a solução mais adequada, mais confiável, mais eficiente para o seu desafio e sua realidade, a universidade que não fica só na parte acadêmica para a gente poder testar e prototipar tudo que é testado... Todo mundo ganha no final”.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?