Notícia: Canal Futura e FRM mostram experiências com Educação no 8º CONEDU

Canal Futura e FRM mostram experiências com Educação no 8º CONEDU

Professores no TikTok, aulas no YouTube e aprendizagem pós-pandemia são alguns dos temas de debates

O Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho vão compartilhar suas experiências em educação da 8ª edição do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), entre os dias 13 e 15 de outubro, em Maceió. Com o tema “O futuro da escola: Repensando políticas e práticas”, o evento marca o retorno das atividades presenciais e também terá transmissão online das principais atrações, para todo o país, direto do Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Cases de sucesso como a linguagem jovem de professores no TikTok do Futura e as mais 1.500 videoaulas disponíveis gratuitamente no YouTube do Canal são algumas das iniciativas, conteúdos e metodologias que serão apresentadas pela Fundação, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para o avanço da aprendizagem, especialmente no cenário pós-pandemia.

Abrindo a agenda, no dia 13 de outubro, às 14h, João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho, fala sobre o tema "Aprendizagem Híbrida: como fazer?", a partir da experiência da FRM e do Futura no apoio a professores, estudantes e famílias durante a pandemia. Nesse período, a Fundação produziu conteúdo educativo com distribuição multiplataforma, promoveu formação de professores em novas tecnologias e disponibilizou ferramentas gratuitas para uma rede de gestores, educadores e instituições públicas e privadas, entre outras iniciativas.

“Vamos debater soluções e oportunidades que enfrentem os desafios da Educação no país, especialmente os que foram aprofundados pela pandemia, como desigualdade educacional, defasagem de aprendizagem e baixa conectividade”, analisa João Alegria.

Já no dia 14, às 18h, o gerente do Canal Futura, José Brito, conversa com Monalisa Ceolin, Head de Audiovisual do Politize; Silvia Cervellini, representante da instituição Delibera; e Debora Marx, diretora do curta “Política no tabuleiro”, na mesa "Cineclube Futura: Democracia, audiovisual, educação política", no Auditório Gustavo Leite. A parceria entre as instituições deu origem a uma série de conteúdos sobre democracia, cidadania, participação popular e educação política, com enfoques, linguagens e narrativas diversas.

E no Dia dos Professores, 15 de outubro, às 15h30, no Palco CONEDU, a mesa "Novas narrativas em educação: o case do Futura no TikTok com professores influenciadores" vai mostrar a experiência do Futura na construção de conteúdos de microaprendizagem no TikTok. Com professores influenciadores e o uso da hashtag #AprendanoTikTok, a iniciativa se comunica diretamente com os jovens. Participam da mesa a professora de Matemática Angela Pereira, e o Analista Sênior de Parcerias de Conteúdo Orgânico (Educação) no TikTok, Diego Moreno, com mediação de Angélica Bastos, coordenadora de Mídias Digitais da Fundação Roberto Marinho.

Escola virtual de economia criativa

A FRM contará ainda com estande no espaço do CONEDU, que apresentará suas iniciativas. Entre elas, está a escola de economia criativa co.liga, que conecta jovens, profissionais e empresas atuantes em economia criativa por meio de uma plataforma digital. A escola oferece cursos gratuitos e oportunidades que facilitam a inserção produtiva dos jovens, em áreas como produção audiovisual, produção cultural, música e design. No evento, monitores vão apresentar e auxiliar os jovens em seus itinerários formativos.

Cursos sobre narrativas e combate à violência contra crianças

Também serão oferecidos minicursos aos participantes do congresso. No dia 14, às 9h, no auditório Virgínio Loreiro, o professor de Português e youtuber Tcharly Briglia - um dos professores que apresentam as mais de 1.500 aulas de Ensino Fundamental e Médio disponíveis gratuitamente no YouTube do Canal Futura – lidera o minicurso “Narrativa transmídia”, voltado para professores.

E no mesmo dia 14, a partir das 19h, será realizado o minicurso “Crescer sem Violência: Infâncias, Adolescências e a Saúde Mental”, com Cinthia Sarinho (FRM), que apresenta a metodologia e os conteúdos do projeto Crescer sem Violência, parceria da Fundação Roberto Marinho com a Childhood Brasil e UNICEF Brasil, a iniciativa promove formação para o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e conta com 3 séries audiovisuais: “Que Exploração É Essa?”, “Que Abuso É Esse?” e “Que Corpo É Esse?”.

Mais informações e a programação completa do 8º Congresso Nacional de Educação (CONEDU), clique aqui.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?