Nosso modelo está baseado no investimento social privado e é sustentado pela receita composta pelas contribuições de parceiros mantenedores e apoiadores de projetos especiais. Estes parceiros, líderes em suas áreas de atuação, investem recursos financeiros anualmente para viabilizar a operação do Futura.
Em reconhecimento ao investimento feito é desenvolvido com cada um deles um conjunto de contrapartidas, atendendo a interesses específicos, como produção e curadoria de conteúdo, mobilização entre instituições com objetivos em comum; visibilidade institucional em plataformas e veículos do Grupo Globo e divulgação de projetos.
O Canal monitora seus resultados quantitativos e qualitativos por meio de uma gama de indicadores de gestão e performance e presta contas aos seus investidores que, em contrapartida, participam de fóruns de governança em um Conselho Estratégico para acompanhamento do desempenho do Futura. Já no caso de parceiros apoiadores de projetos especiais, o formato de relacionamento fica circunscrito a uma ação específica ou de produção de conteúdo audiovisual, em que os parceiros contribuem com um aporte financeiro e participam de todas as etapas de desenvolvimento e implementação do projeto, sob a gestão direta pelas equipes do Futura.