Banner destaque

o que é
o que é

Às vésperas da COP 30 em Belém, um dos maiores eventos anuais para debater e definir estratégias de combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, o Futura anuncia a inauguração da Casa Futura, espaço de encontros aberto ao público voltado ao diálogo, à educação e à valorização da cultura local. A Casa Futura fica localizada na Av. Nossa Senhora de Nazaré e as inscrições para toda a programação durante os meses de setembro, outubro e novembro são gratuitas. 

 

Banner destaque

A Fundação: O Que Fazemos

Eventos
Eventos

 

Ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, a Casa Futura sediará uma série de atividades produzidas em parceria com organizações locais, abordando educação, cultura e qualificação profissional. Confira aqui a programação completa!

Racismo Ambiental: dados, pesquisa e políticas públicas

Observatório da Branquitude
Observatório da Branquitude

Racismo Ambiental: dados, pesquisa e políticas públicas

Este evento propõe um debate qualificado sobre como produzir dados, pesquisa e incidência política no tema do racismo ambiental, reunindo representantes governamentais, organizações da sociedade civil e pesquisadores para compartilhar metodologias, experiências e estratégias de enfrentamento a esta problemática 

Parceria: Observatório da Branquitude

12 de novembro, 13h às 15h30

Inscreva-se

Educação para a sustentabilidade

IABS
IABS

Esta mesa buscará difundir os resultados das atividades desenvolvidas pelo IABS e seus parceiros na educação de jovens e de público interessado nos biomas Cerrado e Amazônia sobre a importância de um desenvolvimento sustentável para essas regiões. Também será dada ênfase nos PRS Cerrado e Amazônia e nas ações transformadoras promovidas pelo Instituto nas comunidades locais.

Parceria: IABS

13 de novembro, 19h

Pequenos Grandes Saberes: o que as infâncias nos ensinam sobre justiça climática

Actionaid
Actionaid

ActionAid Brasil e a Casa Futura na COP30 convidam para o lançamento do glossário Pequenos Grandes Saberes. Feito pelo olhar de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, o glossário é uma ferramenta de educação ambiental e política e de transformação social. A publicação reafirma o protagonismo infantojuvenil e sua capacidade de atuar como agentes de mudança. O lançamento será acompanhado por um debate. Esperamos inspirar novas práticas pedagógicas, políticas públicas mais inclusivas e ações concretas por justiça climática, racial e social. 

Parceria: ActionAid Brasil

14 de novembro, 9h

Socioeconomia Circular e a iniciativa Sururu: Conchas que Transformam

IABS
IABS

Neste dia, o IABS lançará uma mesa de debate sobre a socioeconomia circular e negócios sociais, cujo vetor será o Projeto Sururu. O objetivo é instruir sobre os motivos que levaram o IABS a desenvolver este projeto. Serão ventilados temas como o primeiro contato com a comunidade do Vergel, a concepção dos problemas e a idealização das soluções que o sustentam. Será dada atenção aos desafios de implementação do projeto e, finalmente, as perspectivas de longo prazo para a parceria estabelecida entre as marisqueiras e o IABS.

Parceria: IABS

18 de novembro, 19h