Avaliações, resultados e impactos das soluções educacionais FRM
Compartilhar
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Paulo Freire, em "Pedagogia do oprimido"
O poder transformador da educação é, ao mesmo tempo, o que alicerça e no que resultam as ações da Fundação Roberto Marinho.
No sentido de apresentar, por meio de resultados concretos, o efeito positivo do que fazemos com o investimento social privado que em nós é empenhado, foi concebido o documento "Efetividade e impacto das soluções educacionais da Fundação Roberto Marinho - 2019 a 2022".
Trata-se de uma reunião de informações e avaliações importantes sobre os projetos da casa, pensados e postos em prática por equipes de profissionais experientes, mas também jovens, oriundos de diversas realidades e partes do país, em um ambiente de permanente criação, dedicado a não deixar #Nem1PraTrás.
Exemplos não faltam
O Futura, em seus 25 anos fazendo comunicação dedicada a transformação social, "fala" através de sua programação - mas "escuta" com a ajuda de seu público.
Mais de 40 milhões de pessoas acessam as telas do Futura (TV e web). E os interesses variam de acordo com o perfil de cada espectadora ou espectador: crianças e adolescentes chegam ao canal à procura, principalmente, de ajuda com os estudos (60% delas e deles), enquanto professoras e professores buscam inspiração para suas aulas (84%).
A atratividade de seu conteúdo se estende também a responsáveis por crianças e adolescentes:
O Aprendiz Legal, programa voltado para preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, apoiado na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), amplia as chances delas e deles, reforçando vínculos entre a educação e o trabalho.
Conheça o programa Aprendiz Legal
Por consequência, aumentam as perspectivas de futuro daquelas e daqueles jovens - maior desenvolvimento individual impacta positivamente o desenvolvimento coletivo.
No campo da Economia Criativa, a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), concebeu a co.liga. O objetivo é qualificar e gerar oportunidades de trabalho e renda para as juventudes.
O tripé de sustentação da co.liga se dá por meio da educação (cursos gratuitos autoinstrucionais), do trabalho (empresas e profissionais co.ligados geram oportunidades) e da comunidade (espaço de trocas, reconhecimento e valorização), em ambiente web e em ações formativas e profissionais presenciais.
Com o Qualifica, o foco é a inclusão produtiva de jovens e adultos por meio de qualificação profissional associada à escolaridade.
Estruturados em módulos, que permitem que o parceiro escolha entre
diferentes itinerários formativos compatíveis com a Classificação
Brasileira de Ocupações (CBO), o Qualifica oferece 4 cursos:
- Assistente administrativo
- Auxiliar de pessoal
- Auxiliar de logística de transporte
- Auxiliar de logística de compras
Confira abaixo os números das implementações do Qualifica em turmas de correção de fluxo, como projeto complementar no Telecurso.
Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho
Combater o problema social histórico da distorção idade-ano no Brasil é missão prioritária da FRM. A quantidade de jovens que chegam à fase adulta sem concluir a educação básica é alarmante: 500 mil por ano (Fonte: PNADc, IBGE, 2º trimestre 2021).
Com a Unidade Escolar, oferecemos oportunidade de retomada de estudos a jovens e adultos (EJA) em situação de vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. A prática pedagógica se dá pelo Telecurso (aprendizagem e autonomia), com base na Metodologia Telessala - Incluir para Transformar (reconhecida pelo MEC como tecnologia educacional).
No que diz respeito ao contexto mais amplo das questões sociais do país, a Maleta Futura estimula reflexão, engajamento e conscientização junto a públicos diversos.
O caminho se dá por fontes audiovisuais com ênfase em diferentes recortes temáticos: questões ambientais, direitos das juventudes,
pobreza, democracia e infância.
No Brasil, a cada 15 minutos, uma criança sofre violência sexual. Com o objetivo de enfrentar e combater essa realidade, atuando junto ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), a Fundação Roberto Marinho concebeu o projeto Crescer Sem Violência.
Saiba mais sobre o Crescer Sem Violência
Por meio de conteúdo informativo, atrativo e de alta qualidade, material pedagógico para as ações de enfrentamento (sem expor crianças e adolescentes) e situações contextualizadas para diferentes territórios, o Crescer já impactou 316 municípios, em 24 estados do país.
Uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e feliz, para todas e todos, é desejo e busca - mas alimento e estímulo também.
É o que nos move. Vem fazer com a gente!
Para entrar em contato sobre alianças e parcerias com a Fundação Roberto Marinho, clique aqui.
Para ler a íntegra do documento "Efetividade e impacto das soluções educacionais da Fundação Roberto Marinho - 2019 a 2022", clique aqui.