Festival LED vai começar: 2ª edição terá diversão, shows e muita reflexão sobre o futuro da educação no Brasil
Compartilhar
Rica em conversas, conceitos inspiradores e intervenções artísticas, a 2ª edição do Festival LED - Luz na Educação leva ao Rio de Janeiro diversão, shows e muita reflexão sobre o futuro da educação.
Com entrada gratuita, o evento, que será realizado no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio nos dias 16 e 17 de junho, terá a participação de especialistas, artistas, cantores, apresentadores e jornalistas para democratizar o conhecimento de ideias inspiradoras que podem revolucionar a educação.
Para participar, basta se inscrever no site do Movimento LED. Quem não estiver na cidade ou não puder comparecer ao evento, o Globoplay fará a transmissão aberta e ao vivo de todas as mesas e atrações.
Estão confirmadas as participações de personalidades internacionais, como Patricia Hill Collins, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos; e Priya Parker, consultora estratégica, facilitadora e autora do livro “A arte dos encontros”. Entre os brasileiros, destaque para Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro; Lilia Shwarcz, historiadora e antropóloga brasileira; e Martha Gabriel, referência multidisciplinar da América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação.
Um time de talentos da Globo como Fátima Bernardes, Luciano Huck, Maju Coutinho, Regina Casé, Marcos Mion, Sandra Annenberg e Poliana Abritta também estão confirmados. “A educação é a ferramenta mais poderosa de transformação social e geração de oportunidades. E o protagonismo que o LED vem ganhando dentro dos canais Globo mostra a força da sua narrativa e o potencial de impacto. Estou orgulhoso de fazer parte”, descreve Luciano Huck.
Já a apresentadora do Saia Justa, Astrid Fontenelle comenta a alegria de fazer parte pelo segundo ano consecutivo: ‘que prazer ter sido convidada mais uma vez para participar do Festival LED, que joga luz num tema que muito me movimenta, que é a educação. Dessa vez, será muito potente porque vamos reunir as minhas companheiras de Saia numa mesa que nos levará a refletir sobre a violência nas escolas brasileiras’.
Maju Coutinho, que vai mediar a conversa com Priya Parker, fala da importância das relações humanas nas escolas. ‘Gosto do papel que Priya atribui à intenção para a realização de qualquer encontro. Intenção e propósitos claros podem transformar encontros em experiências realmente enriquecedoras. E isso será um dos temas do nosso papo no LED”, conta a jornalista. A apresentadora Kenya Sade, que vai comandar a mesa sobre afrofuturismo, está animada para participar do evento. ‘Estou muito honrada em mediar a conversa sobre afrofuturismo no audiovisual, reimaginar a educação com as lentes do afrofuturismo, movimento estético e político, no Festival LED, iniciativa que busca iluminar os desafios, oportunidades e destacar a relevância da educação para a sociedade brasileira. É sempre importante pautar educação, as possibilidades de acesso em um país tão desigual quanto o nosso’, afirma Kenya.
Assim como no ano passado, além das discussões e debates sobre educação, o Festival LED vai trazer um hub de ações imersivas, oficinas de aprendizagem e atrações musicais. O MAR abrigará espaços sobre educação climática, práticas de antirracismo na educação, educação inclusiva e muito mais. Ações realizadas com o apoio do Canal Futura, da co.liga, Fundação Bradesco e Escola de Gente.
O Museu do Amanhã vai contar com ativações de diversos parceiros como Instituto Ayrton Senna, Ashoka, Árvore, Acnur, Glocal Experience, Instituto Alana, além de rodas de conversas e muita interatividade no Espaço Comunidade LED, palco destinado à troca de boas ideias e verdadeiro ponto de encontro dos apaixonados por educação.
E, como em todo bom Festival, não pode faltar música! Os dois dias do evento serão encerrados por atrações no Palco Alerta Experimente Multishow, sob comando de MC Estudante. MC Marechal e Kaê Guajajara abrem o espaço, no dia 16 de junho, enquanto a banda Jambu e a cantora Majur encerram a festa da educação no sábado.
Realizado pela Globo e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo, o Festival LED tem apoio da Invest.rio, Fundação Bradesco, Claro e Estácio. O evento é parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho para reconhecer práticas inovadoras em educação, tema que é um dos compromissos da Agenda ESG da Globo, e em apenas dois anos já distribuiu mais de R$ 3 milhões para iniciativas educacionais no Brasil.
Para conferir a programação e/ou se inscrever no evento, basta acessara plataforma do Movimento LED clicando no botão abaixo.
"Educação" é nova categoria no Globoplay
Com curadoria de conteúdo feita pela Fundação Roberto Marinho, o Globoplay lança no dia 16 de junho, durante o Festival LED, a categoria Educação entre as opções gratuitas disponíveis em sua plataforma de streaming. A seleção está integrada ao Movimento LED — Luz na Educação — e traz 80 vídeos divididos em cinco classificações: Educação Antirracista, Educação Ambiental e Climática, Paz nas Escolas, Educação Midiática e Tecnologia e Inovação.
O conteúdo — que agrega vídeos de diversos telejornais, programas, documentários e canais Globo — pode ser acessado por professores, estudantes, empreendedores, criadores e quem mais busca informação de qualidade com foco em educação. “Esta é mais uma evolução do catálogo de uma midiateca educativa que acompanha os principais debates da sociedade. O Globoplay é uma janela incrível e acessível para todos que buscam uma seleção de vídeos gratuitos e pensados para refletir e aprender”, comemora José Brito, diretor do Canal Futura.
Confira a categoria "Educação", no Globoplay
Co.liga e Canal Futura no Festival LED
A escola de economia criativa co.liga também estará presente na 2ª edição do Festival LED, no estande de divulgação das soluções educacionais da Fundação Roberto Marinho, no MAR – Museu de Arte do Rio. Dois jovens mobilizadores estarão promovendo a co.liga, uma parceria FRM e OEI, e passando informações sobre os cerca de 40 cursos gratuitos online da escola nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural, entre outras. Com oportunidades de conhecimento e empregabilidade, a co.liga vem se firmando como um importante canal de formação profissional e inclusão produtiva para jovens em situação de vulnerabilidade.
E, para conhecer melhor os cinco finalistas do Prêmio LED 2023, o Canal Futura inseriu em sua programação a série LED Inspira, a partir de 12 de junho. São cinco vídeos de 2 minutos cada, exibidos nos intervalos, apresentando os projetos que mudaram a realidade local e, com a visibilidade alcançada, podem transformar a vida de mais pessoas. São eles: Projeto Jovens Líderes pela Paz, robô interativo em sala de aula (Projeto ALMOBot), combate à pobreza menstrual (Projeto Rebbú), Projeto Educação Antirracista e uma plataforma educacional para quem tem pouco ou nenhum acesso à Internet (Projeto Educar Nestante).
Saiba mais sobre a 2ª edição do Festival LED - Luz na Educação