“A infraestrutura é um dos pilares para a melhoria da qualidade do ensino no país.”
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Como o ambiente escolar influencia na aprendizagem dos alunos?
A Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou a pesquisa “Qualidade da Infraestrutura das Escolas Públicas do Ensino Fundamental no Brasil”. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve o objetivo de construir uma medida de infraestrutura necessária para as escolas, além de fazer um comparativo com resultados em avaliações importantes, como o Ideb. De acordo com a pesquisa, quando a condição do espaço físico escolar é ruim, os resultados no Ideb caem, mostrando que, embora não seja fator determinante para o resultado educacional, a infraestrutura é, sim, muito importante.
Os impactos das más condições das escolas na educação brasileira é tema do programa Debate, exibido no dia 1º de outubro de 2019 às 21h na TV
A publicação começou a ser desenvolvida em 2016, a partir de uma colaboração entre a Unesco e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo usou como base indicadores já existentes a partir de dados coletados pelo Inpe, do Censo da Educação Básica dos anos de 2013, 2015 e 2017, e dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013 e 2015.
Infraestrutura das escolas
Para a professora da Faculdade de Educação da UFMG e coordenadora da pesquisa, Maria Teresa Gonzaga Alves, o primeiro desafio foi compreender o real significado de “infraestrutura” para o ambiente escolar.
– Nós fizemos uma revisão de literatura para entender o que estão chamando de infraestrutura. Além disso, buscamos referências nos países em que os indicadores são melhores. Aqui estamos falando de uma infraestrutura que é física, com salas e ambientes adequados, mas que também envolve recursos pedagógicos, com equipamentos e apoios administrativos.
Uma infraestrutura escolar inadequada impacta não apenas resultados gerais, mas também no trabalho diário dos professores e no aprendizado dos estudantes. Para a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, ela é parte essencial no desenvolvimento do trabalho entre educadores e alunos.
– A infraestrutura é um dos pilares para a melhoria da qualidade do ensino no país. É essencial que se garanta condições físicas melhores que agregue espaços pedagógicos em que o professor possa inovar, trabalhando com materiais mais lúdicos que envolvam os jovens.
Escolas com infraestrutura ruim costumam ter desempenho pior no Ibeb
Ambiente escolar e aprendizagem: referências no Brasil
No país, algumas escolas da rede pública de ensino já realizaram trabalhos considerados referências para o ambiente escolar. O NAVE, Núcleo Avançado em Educação, uma parceria entre o Oi Futuro e as secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, é um exemplo. A escola prepara os alunos para formações técnicas em multimídia e programação de jogos digitais. O ambiente físico do NAVE foi todo projetado para conectar e inspirar.
No ano de 2012, a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, recebeu outro projeto inovador: o GENTE, Ginásio Experimental de Novas Tecnologias. Nesta escola, o conceito de salas fechadas foi substituído por amplos espaços conectados e as aulas podiam ser sempre diferentes, graças também aos equipamentos pedagógicos disponíveis. Atualmente, a escola passou por modificações, mas quem acompanhou a criação da unidade viu resultados. Foi o caso da coordenadora pedagógica, Márcia Roberto, que, na época, era diretora do GENTE.
– Lá ficou comprovado que quando você tem infraestrutura nas escolas a coisa funciona. O ambiente era lindo, tinha ar-condicionado, computadores. O GENTE abriu e já no primeiro Ideb a escola começou com 4,5 de indicador. As aulas aconteciam em período integral e os alunos tinham uma autonomia muito maior, com aulas de reforço na própria escola. Esses estudantes eram estimulados a pensar no futuro.
No município de Samambaia, no Distrito Federal, a Escola Classe 410 investiu em infraestrutura, buscando melhorias nas condições de trabalho, convivência, aprendizado e, por consequência, nos resultados. De acordo com o diretor Paulo Bosco, as mudanças foram essenciais para que a escola conseguisse um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
– Nós corremos muito atrás. Mudamos a instalação elétrica, reformamos vários espaços. Além disso, conseguimos equipamentos adequados para os professores e alunos. Hoje em dia, as crianças têm acesso a muitas mídias e a escola pública está muito atrás nesse processo. Agora temos TV, Wi-fi, impressoras e iniciamos também um projeto ambiental bem legal por aqui.
A infraestrutura escolar no Brasil, o impacto da estrutura no trabalho dos professores e no aprendizado dos alunos, entre outras temáticas são discutidas pelo apresentador Rafael Parente e convidados nessa edição especial do programa Debate, como parte da mobilização pelo Dia do Professor.
Debate
Data de exibição na TV e no Futura Play: 10 de junho (segunda-feira), às 21h