No Dia da Educação, Canal Futura realiza live para tirar dúvidas sobre o Encceja
Compartilhar
Transmissão acontece nesta segunda-feira, 28, e vai explicar processo de inscrição e aplicação das provas

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até o dia 2 de maio pela plataforma oficial do exame. Para facilitar o processo de inscrição, no Dia da Educação, 28 de abril, a equipe do SEJA, preparatório da Fundação Roberto Marinho para o Encceja, fará uma live para falar sobre o exame. A transmissão será às 18h, no YouTube do Canal Futura e pode ser acessada aqui.
A live vai explicar o que é o Encceja, como funciona e quem pode participar, além de detalhar de que forma os interessados podem realizar a inscrição. Também vai abordar a preparação para a prova, com dicas para a organização dos estudos e acesso a materiais de apoio. Durante a transmissão, os participantes poderão enviar suas dúvidas!
O acesso à live poderá ser feito por qualquer dispositivo com acesso à internet, inclusive o celular. O evento terá a participação de Renan Silva, diretor da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho, Andreia Gonçalves, coordenadora-geral de desenvolvimento da aplicação do Encceja/Inep e Ana Lúcia Sanches, diretora de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos/Secadi.
Sobre o SEJA
O SEJA é um preparatório gratuito e digital que ajuda jovens e adultos, que não concluíram a educação básica, a se prepararem para as provas do Encceja. O curso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Equatorial.
Por meio do programa, o estudante tem acesso a conteúdo e aulas criados pelo time de professores da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho. O material é desenvolvido com base no currículo da educação básica e tem foco nas habilidades avaliadas pelas provas do Encceja. Além das atividades disponíveis, o curso também dispõe de professores. Com o SEJA, o aluno pode estudar quando e onde quiser.
O que é o Encceja
O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio da aprovação no exame, o candidato pode obter o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. Este ano, as provas serão aplicadas no dia 3 de agosto.
Para inscrição na prova do ensino fundamental é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos completos. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos completos. Antes da inscrição, é recomendada a leitura do edital do Encceja 2025, disponível aqui.
O exame é realizado pelo Inep e a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação de Estados e Municípios. No ato da inscrição, o candidato poderá solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, seguindo as orientações do edital.