Notícia: Parceria Fapesp-Fundação Roberto Marinho apresenta os vencedores do Prêmio Ciência Para Todos e lança a midiateca co.educa

Parceria Fapesp-Fundação Roberto Marinho apresenta os vencedores do Prêmio Ciência Para Todos e lança a midiateca co.educa

Cerimônia no MAC, às 10h, reforça a importância do desenvolvimento da pesquisa científica, da educação básica ao ensino superior 

No dia 27 de novembro, às 10h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Roberto Marinho vão premiar os cinco vencedores da segunda edição do Prêmio Ciência Para Todos e lançar a midiateca co.educa, plataforma para educadores.

Estarão presentes ao evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, representando o governador Tarcísio Freitas; a chefe de gabinete da Secretaria da Educação de São Paulo, Myrian Prado, representando o secretário Renato Feder; o presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, e o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria. Na ocasião, também será anunciada a terceira edição do Prêmio Ciência Para Todos, com início das inscrições previsto para o primeiro semestre do próximo ano. 

A premiação será apresentada pela Thelminha, médica e comunicadora que ficou conhecida em todo o país por ter ganho o BBB20. E vai contar ainda com uma apresentação especial do Slam do Corpo, grupo artístico aberto a surdos e ouvintes, que fará uma homenagem aos vencedores com sua poesia. 

A parceria entre as duas instituições contempla também a série Ciência Para Todos — que estreia no mesmo dia 27, às 20h30, no Futura — e o edital Comunicar Ciência, lançado pela FAPESP em outubro, que oferecerá bolsas para alunos de graduação engajarem-se na divulgação da ciência. “A parceria FAPESP e FRM valoriza o ensino da ciência, retoma a premiação de professores de ensino fundamental e médio, cria um espaço de curadoria de organização de acervos para educadores usarem diretamente em sala de aula e movimenta o ensino superior com a oferta de bolsas para divulgação científica, dando visibilidade ao trabalho de pesquisadores. É um projeto com múltiplas ações integradas, da educação básica ao ensino superior, que terá continuidade em 2024 e 2025”, reforça Deca Farroco, gerente de produção do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho. 

A imagem mostra o logo da premiação


De acordo com o edital do prêmio, os projetos de pesquisa deveriam: 1) identificar um problema concreto na comunidade, 2) formular hipóteses 3) revisar a literatura e 4) elaborar propostas de intervenção, antes de apresentar soluções, informar seus resultados e conclusões em formato de vídeo. A participação no prêmio incluiu a entrega do projeto de pesquisa por escrito, do relatório da pesquisa e do registro audiovisual. Todos os inscritos – professores e estudantes – participaram de jornadas formativas em ambiente digital do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, pelas quais receberam certificação.  Todos os vídeos produzidos pelas equipes premiadas serão exibidos futuramente no YouTube e nas redes sociais do Canal Futura.   

Midiateca co.educa, que reúne acervos do Canal Futura, da Fapesp e de outros parceiros, para uso em sala de aula  

Em apoio à prática do professor, FAPESP e a Fundação Roberto Marinho lançarão a midiateca educativa co.educa, uma plataforma digital de distribuição de materiais para educadores e estudantes, reúne objetos de aprendizagem e acervos do Canal Futura, FAPESP e outros parceiros em um ambiente desenhado e desenvolvido para facilitar o uso em sala de aula, com acesso irrestrito e gratuito para educadores e estudantes.  

A plataforma é organizada a partir de competências e habilidades da BNCC.  Oferece acervo audiovisual, cadernos de metodologia, cursos, trilhas do conhecimento, podcasts, guias pedagógicos e publicações com sugestões de atividades pedagógicas que podem ser apropriadas pelos professores para preparar e conduzir suas aulas. A midiateca apresenta núcleos temáticos com acervos organizados por equipes especializadas do Canal Futura e está em constante atualização para catalogar os conteúdos e disponibilizar em coleções temáticas que vão facilitar o uso dos educadores. Também oferece aos educadores um ambiente que permite salvar e criar suas próprias coleções. A co.educa tem recursos de acessibilidade para navegação e disponibiliza mídia acessíveis para uso em sala de aula. É uma solução digital que integra os principais produtos da FRM, do Futura, Aprendiz Legal, Telecurso, co.liga, para apoiar e facilitar o trabalho do educador, ao oferecer material de qualidade para ser utilizado como objetos de aprendizagem. Acesse em https://coeduca.digital

Parceria entre Fapesp e Fundação Roberto Marinho inclui também a série Ciência Para Todos e o edital Comunicar Ciência  

No mesmo dia 27, às 20h30, estreia no Canal Futura a série Ciência Para Todos, com 13 episódios semanais, cada um de 15 minutos. O programa traz entrevistas com pesquisadores e com o público beneficiário dos impactos sociais e econômicos das pesquisas científicas e tecnológicas apresentadas, todas financiadas pela Fapesp, e reforçam o valor da ciência e da pesquisa brasileira para o desenvolvimento do país. A produção foi realizada com a Trupe Filmes e a série será exibida até fevereiro de 2024. Todos os detalhes sobre cada um dos episódios podem ser acessados nesse link: https://futura.frm.org.br/conteudo/midias-educativas/noticia/segunda-temporada-da-serie-ciencia-para-todos-estreia-em.  

A parceria Fapesp-FRM contempla ainda o edital Comunicar Ciência, que selecionará propostas e concederá bolsas na modalidade Jornalismo Científico I, no âmbito do Programa Mídia Ciência, para estudantes de graduação em qualquer área do conhecimento. Eles deverão desenvolver um podcast, vídeos/reels para redes sociais, vídeo reportagem ou reportagem escrita sobre projetos científicos.  As inscrições estão abertas até 22 de janeiro e mais detalhes podem ser conferidos nesse link: https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/fapesp-e-canal-futura-lancam-o-edital-comunicar-ciencia-para. 

Sobre a Fundação Roberto Marinho  

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.   

A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.   

Sobre a FAPESP  

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a formação de recursos humanos e a pesquisa científica e tecnológica em São Paulo, assim como a divulgação da ciência e da tecnologia.