Notícia: Prêmio Jovem Cientista oferece curso para estudantes do Ensino Médio

Prêmio Jovem Cientista oferece curso para estudantes do Ensino Médio

Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, PJC disponibiliza formação para ajudar estudantes a desenvolver projeto científico

Na imagem, três pessoas posam sorridentes para a foto durante uma cerimônia de premiação. Ao centro, está um homem mais velho, vestindo terno azul-marinho e gravata rosa. À esquerda, uma jovem mulher de cabelo liso na altura dos ombros, vestindo um vestido cinza claro e segurando um troféu. À direita, uma mulher adulta de cabelos longos, vestindo blusa branca e saia bege, também segurando um troféu. Ao fundo, um painel iluminado exibe parte da frase “ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO”
A estudante Letícia Ramos e a professora orientadora Rejane Sá que conquistaram o 2º lugar na categoria Ensino Médio

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2025 já estão abertas. O tema da edição é: "Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. Uma das categorias é direcionada a estudantes do ensino médio. Para ajudá-los no desenvolvimento da proposta, foi disponibilizado um curso que trabalha o passo a passo para a escrita de um projeto científico.  

A formação é digital e assíncrona, permitindo que o estudante percorra a trilha no seu ritmo. O objetivo é apoiar jovens que têm interesse em participar do Prêmio, mas nunca tiveram contato com a escrita acadêmica. “Decidi assistir às aulas do curso para escrever meu projeto e isso me ajudou bastante, porque eu nunca tinha escrito um artigo acadêmico”, conta Letícia Ramos, uma das vencedoras da categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista 2024.  

“Coloquei também referências teóricas na escrita para ficar mais sólido e fazer uma alusão ao tema do projeto e da premiação, cujo objetivo era promover a inclusão digital”, compartilha. O projeto desenvolvido por Letícia, a colega Luana Moura e a professora Rejane Sá foi premiado com o segundo lugar.  

O curso feito por Letícia e tantos outros jovens está disponível na página oficial do Prêmio Jovem Cientista e pode ser acessado aqui. A formação tem 20 horas e está organizada em quatro sessões. O conteúdo explica como formular os principais elementos do projeto de pesquisa (pergunta, objetivos, hipóteses etc.), encontrar fontes confiáveis de informação, desenhar a metodologia e escrever o artigo.   

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista encerram no dia 31 de julho, mas é preciso tempo para se preparar e desenvolver o projeto. Por isso, é importante não deixar para a última hora!  

Linhas de pesquisa – Ensino Médio 

Na categoria "Estudante do Ensino Médio'', podem concorrer estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 anos em 31 de dezembro de 2025. Os projetos devem abordar um dos subtemas a seguir:  

a) Soluções sustentáveis para o uso de recursos naturais na escola e na comunidade; 

b) Tecnologias digitais e aplicativos para o monitoramento ambiental e climático; 

c) Educação ambiental e engajamento comunitário para a prevenção de desastres; 

d) Análise dos impactos das mudanças climáticas na saúde e bem-estar; 

e) Desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos; 

f) Agricultura sustentável e adaptação às mudanças climáticas. 

Itinerários formativos 

Professores do ensino médio que desejam trabalhar o tema em sala de aula e incentivar a inscrição de seus alunos, podem utilizar as sugestões de itinerários formativos disponíveis na página do Prêmio Jovem Cientista. O objetivo dos guias é contribuir para a formação de estudantes para que compreendam os princípios metodológicos da pesquisa e da divulgação científica específicos de cada área. 

  • Itinerário Formativo - Investigação Científica em Ciências Humanas e Linguagens
  • Itinerário Formativo - Investigação Científica em Ciências da Natureza e Matemática

"Criamos os itinerários formativos, com propostas de trilha de aprendizagem, com a intenção dar suporte aos educadores que desejam trabalhar metodologia científica em sala de aula. Os dois itinerários foram preparados por especialistas em educação, baseados na BNCC e nas áreas de conhecimento pertinentes ao ensino médio”, explica Vanessa Ronchi, coordenadora do Prêmio Jovem Cientista. Cada itinerário tem três possibilidades de carga horária: curta, média e longa. “É um material gratuito e já prontinho para o educador preparar suas aulas!”, destaca Ronchi.  

Os itinerários formativos do ensino médio são a parte flexível do Novo Ensino Médio, conforme a lei 13.415 de 2017. Eles compõem a articulação de saberes da Formação Geral Básica e aprofundamentos na área de vocação do estudante. 

A experiência de quem participou 

“O Prêmio Jovem Cientista foi muito importante para mim, pois me deu forças para permanecer estudando em uma área da tecnologia que possui pouquíssimas mulheres e, ao mesmo tempo, poder fortalecer outras meninas e mulheres pesquisadoras”, destaca Letícia Ramos. Quando participou do Prêmio, a jovem de 18 anos cursava o ensino médio integrado ao técnico de telecomunicações no Instituto Federal do Ceará. Depois de concluir a etapa, continuou na área e ingressou na graduação em Engenharia de Telecomunicações na mesma instituição. 

O projeto desenvolvido por Letícia tinha como objetivo facilitar o ensino e a aprendizagem de temas tecnológicos. Para isso, desenvolveu um kit educativo que transforma componentes eletrônicos em personagens: “Existe uma placa com componentes eletrônicos que podem ser controlados por meio do celular, por exemplo. A partir disso, temos um livro que ensina, de forma mais lúdica, como funciona cada processo desde a parte teórica até a montagem dos circuitos e programação. Tudo isso a partir de histórias em que cada componente eletrônico se torna um personagem”, explica Letícia. Além de desenvolver o material, ela também o testou junto a crianças e adolescentes, coletou dados e analisou o desempenho do projeto em sala de aula.  

Para a jovem, a premiação fortaleceu sua formação e, também, inspirou outros colegas a participarem de projetos científicos e iniciativas similares. “Fico extremamente feliz ao ver os avanços de cada um”, diz Letícia, que complementa: "Acredito que a premiação e a história de cada premiado são capazes de inspirar outros jovens, especialmente estudantes de escola pública, como eu”.  

Saiba mais sobre o Prêmio 

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, conta com patrocínio master da Shell e tem apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. Essa é a 31ª edição do Prêmio.  

Além de alunos do ensino médio, também tem categorias direcionadas a estudantes do ensino superior e pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído mestrado e/ou doutorado. Há, ainda, outras duas categorias: Mérito Institucional, que reconhece instituições de ensino cujos estudantes se destacaram na premiação, e Mérito Científico, que premia um pesquisador de destaque na área de conhecimento tema dessa edição.  

Os estudantes de graduação ou pós-graduação podem desenvolver projetos em onze linhas de pesquisa. Saiba mais na página oficial do Prêmio Jovem Cientista. 

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?