Prêmio PAR 2024 reconhece os municípios paulistas que se destacaram na alfabetização de crianças
Compartilhar
Premiação contempla as oito cidades com melhores resultados e as oito com maior avanço na alfabetização de alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental no estado, reforçando o compromisso do Sesi-SP e da Fiesp com a educação de qualidade
No dia 3 de dezembro, às 17h, o Teatro do Sesi-SP é palco do Prêmio PAR 2024, uma iniciativa do Sesi-SP em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em prol da educação. O evento premia oito municípios que obtiveram os melhores resultados na alfabetização de crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental, além de reconhecer as cidades que mais avançaram nos índices de desempenho entre 2022 e 2023.
A premiação tem como objetivo valorizar os avanços na alfabetização na idade certa, reforçando o compromisso das duas instituições da indústria paulista com a qualidade da educação pública e a implementação de políticas educacionais eficazes.
Todos os 645 municípios do estado de São Paulo foram avaliados, com critérios que consideraram o desempenho das redes municipais e o nível socioeconômico das cidades, entre outros pontos. Este processo de análise técnica foi realizado com o apoio de organizações como Canal Futura, Instituto Ayrton Senna e Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo.
Como reconhecimento, os municípios premiados recebem, em regime de comodato, um laboratório educacional "SESI Maker", que inclui equipamentos, mobiliário e ferramentas, além de orientação especializada para seu funcionamento.
Além da premiação, o Sesi-SP oferece para todos os municípios paulistas o Programa Alfabetização Responsável. O Programa proporciona formações presenciais para professores e gestores com o objetivo de desenvolver estratégias e recursos pedagógicos que fortaleçam o processo de alfabetização de crianças em toda a rede pública.
--
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.