Prorrogadas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos
Compartilhar
Iniciativa reconhece projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado de São Paulo
Professoras e professores interessados em participar da 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos ganharam mais tempo para se inscrever. O prazo, que terminaria nesta quarta-feira (2), foi prorrogado: as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de julho, às 18h.
O Prêmio Ciência para Todos é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.
Com o tema “Um mundo melhor para todos”, a edição de 2025 está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação busca provocar uma reflexão sobre o papel da ciência na construção de um futuro mais sustentável, menos desigual e mais inclusivo, reforçando a importância da formação de cidadãos críticos e atuantes.
No momento da inscrição será necessário fornecer apenas os dados iniciais do projeto, tais como temática e breve descrição. As etapas metodológicas, justificativa, desenvolvimento, resultados, entre outras informações serão cobradas na etapa de Submissão dos relatórios de implementação e envio do registro audiovisual, com data até 29 de setembro de 2025.
Quem pode participar?
Podem participar professores e professoras da Educação Básica, que atuem nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) ou no ensino médio, incluindo as modalidades de ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino médio técnico profissionalizante, de toda a rede de educação pública do estado de São Paulo.
As propostas podem envolver uma turma ou grupos compostos por estudantes de diferentes classes, que participarão da implementação do projeto.
Como desenvolver o projeto?
Os projetos de pesquisa devem ter como ponto de partida um problema concreto, a partir do qual serão formuladas hipóteses, realizada a revisão da literatura e apresentadas propostas de intervenção. Após a implementação, é necessário informar os resultados obtidos e as conclusões alcançadas.
É essencial que o desenvolvimento e a execução dos projetos sejam feitos de maneira coletiva, envolvendo ativamente os estudantes.
Para apoiar esse processo, os educadores inscritos terão acesso a um percurso formativo, composto por três cursos online e gratuitos, desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho, com carga horária total de até 20 horas. É obrigatória a realização de, no mínimo, dois desses cursos.
A trilha formativa inclui um curso voltado à escrita do projeto, de acordo com o modelo do prêmio, além de um curso básico de criação de audiovisual com celular. A certificação dos cursos, além de ser requisito para participação, deverá ser apresentada no momento da submissão do projeto.
Quais são as etapas do Prêmio?
Para garantir a participação, os projetos habilitados devem completar o envio da documentação necessária, entregar um relatório da pesquisa e um registro audiovisual até 29 de setembro. A jornada do Prêmio Ciência para Todos se organiza em quatro fases:
1- Inscrição inicial dos projetos (manifestação de interesse)
2- Participação na jornada formativa (para os projetos habilitados)
3- Desenvolvimento do projeto com os estudantes
4- Submissão dos relatórios de implementação e registro audiovisual até 29 de setembro.
Leia atentamente a descrição de cada etapa no edital, disponível aqui.
Como é a premiação do Ciência para Todos?
A cerimônia de premiação está prevista para outubro, com data e local a serem divulgados. A premiação contempla os três primeiros colocados de cada uma das categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Os projetos vencedores garantirão a professores e estudantes uma visita a um centro de pesquisa apoiado pela FAPESP, com transporte, alimentação e mediação pedagógica. Além disso, os professores orientadores das equipes premiadas receberão um notebook como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Como foi a última edição?
No ano passado, professores e alunos de 180 escolas das redes estadual e municipal de ensino, de 102 municípios do Estado de São Paulo, de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante, além do Centro Paula Souza, participaram da 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos.
Alunos de Campinas, Cachoeira Paulista e Tanabi venceram na categoria Ensino Médio; e os de Gavião Peixoto, São Carlos e Botucatu conquistaram o prêmio na categoria Ensino Fundamental. Os projetos premiados na edição anterior abordaram a revitalização de espaços verdes, saúde mental, preservação de saberes tradicionais, dignidade menstrual e combate à desigualdade de gênero.
--
Serviço | Calendário Prêmio Ciência Para Todos:
Período de inscrições: 26 de maio a 9 de julho de 2025 (às 18h)
Para se inscrever: https://premiocienciaparatodos.frm.org.br/cadastro
Divulgação dos projetos habilitados: 10 de julho de 2025
Participação dos inscritos na jornada formativa: a partir de 26 de maio e disponível durante todo o período do prêmio
Envio dos relatórios de implementação e registro audiovisual: até 29 de setembro de 2025
Divulgação dos projetos vencedores: 21 de outubro de 2025
Evento de premiação: outubro de 2025
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.
Sobre o Futura
Onde o Futura está? Você pode assistir ao Canal Futura nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Sky – 434 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
O sinal ao vivo também pode ser acessado, gratuitamente, por meio do Globoplay. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e assistir ao Futura sem pagar nada por isso. Além da programação ao vivo, também é possível acessar os programas pelo catálogo e assistir o que quiser, quando quiser e tudo isso sem custo.
É possível, ainda, assistir o Canal pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube. Vários programas estão inteiramente disponíveis no YouTube. Inscreva-se e acompanhe o conteúdo do Futura!