Notícia: Co.liga expande atuação em MG e fecha parceria com a prefeitura de Congonhas

Co.liga expande atuação em MG e fecha parceria com a prefeitura de Congonhas

Escola de economia criativa 100% gratuita chega dia 26 à cidade mineira, oferecendo aperfeiçoamento profissional e oportunidades no mundo do trabalho para jovens da região

Fundo azul claro, com imagens de pessoas sorrindo e o nome "coliga.digital" em destaque, ao centro.

Jovens em busca de aperfeiçoamento profissional e novas oportunidades no mercado de trabalho têm na co.liga o seu ponto de partida. A escola de economia criativa, com cerca de 40 cursos totalmente gratuitos, assina, nesta quinta-feira (26.10), às 14h30, na Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenk, na Praça Sete de Setembro, 165, parceria com a prefeitura mineira de Congonhas, em evento que contará com a presença do prefeito Cláudio Antônio de Souza e representantes das secretarias estaduais de Assistência Social e Educação. Com a parceria, o Centro de Estudos Supletivos (CESU) disponibilizará um monitor para auxiliar e incentivar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fazerem os cursos da co.liga.

A ação com a prefeitura de Congonhas é resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) do Governo do Estado de MG, firmada em agosto deste ano. Na ocasião, a coordenadora da co.liga na Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy, deu uma palestra sobre o tema “Iniciativas públicas e privadas para política da juventude” e mostrou a articulação de ações da escola de cultura, tecnologia e economia criativa em outras cidades do Estado de Minas Gerais.

A co.liga é fruto de uma parceria da Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho e tem se firmado como um importante canal de formação profissional e inclusão produtiva para as juventudes. Ela oferece cursos online, 100% grátis, nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música e Patrimônio Cultural, além de editais e oportunidades de trabalho. Desde 2021, a co. liga já reúne mais 13 mil matrículas certificadas e 55 mil jovens matriculados dentro e fora do país. 

“Somos uma escola digital de abrangência nacional, em que as relações e parcerias territoriais são fundamentais para que a co.liga colabore na inclusão produtiva de jovens na economia criativa. Acreditamos que essas novas parcerias são fundamentais para a qualificação e entrada de juventudes no mercado de trabalho, alcançando espaços e territórios com mais relevância e potencializando a entrada desses estudantes na escola”, ressaltou Fabiana Cecy, coordenadora da co.liga na Fundação Roberto Marinho.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 
 
A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho. 

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero- Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte do organismo 23 Estados-Membros, possui 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral, sediada em Madrid.    
   
Com mais de 400 projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre os seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, alfabetizando e fornecendo educação a 4,7 milhões de estudantes, assim como formação a mais de 200 mil  docentes ibero-americanos.