Notícia: Fortaleza recebe laboratórios da escola de economia criativa Co.liga na Rede Cuca

Fortaleza recebe laboratórios da Co.liga na Rede Cuca

Localizados nos Cucas José Walter e Pici, os laboratórios irão oferecer cursos gratuitos em áreas como design, artes visuais e música, com foco no fomento da economia criativa

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Rede Cuca, inaugurou, nesta quinta-feira (25/08), os Laboratórios da Co.liga, escola de economia criativa da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O lançamento do projeto foi realizado no Teatro do Cuca José Walter. O evento foi aberto ao público.

A cerimônia de abertura contou com a palestra "Economia Criativa como Projeto de Vida", apresentada pela coordenadora da co.liga, Fabiana Cecy, e por Sandra Sérgio, coordenadora de projetos da OEI.

Uma sala de informática, com cadeiras diante de mesas com computadores. Ao fundo, a parede é lilás, com a logo da Co.liga.
Uma das salas do Laboratório co.liga na Rede Cuca, em Fortaleza.

A co-liga promove cursos on-line e outras oportunidades na área de economia criativa por meio de uma plataforma digital, conectando jovens, profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação. Os laboratórios da Co.Liga em Fortaleza estarão localizados nos coworkings da Rede Cuca Pici e José Walter, e funcionarão de 8h às 17h, de terça a sexta. O acesso aos laboratórios será feito mediante agendamento no Portal da Juventude (clicando aqui) ou presencialmente, de terça a sexta, nos coworkings. As atividades são gratuitas.

Serão ofertados mais de 35 cursos de curta duração em cinco áreas da economia criativa — Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais — e temas transversais, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e outros.

As ações visam atingir parte dos 50 milhões de jovens do Brasil - cerca de 54% - que estão desocupados, segundo dados do Atlas da Juventude. Uma das soluções é o investimento em formações na área de economia criativa, que entre 2005 e 2015 cresceu 70% no País, representando 2,6% do PIB brasileiro, segundo a OEI.

Serviço

Coworkings

  • Coworking Cuca José Walter - Rua 69, s/n. - Prefeito José Walter
  • Coworking Cuca Pici - Rua Coronel Matos Dourado, 1499 - Pici
  • Horário de atendimento: de terça a sexta, das 8h às 17h.
  • Agendamento: Portal da Juventude

Saiba mais sobre a co.liga

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?