Notícia: Fundação CASA, Condemat e Fundação Roberto Marinho promovem seminário sobre aprendizes em situação de vulnerabilidade

Fundação CASA, Condemat e Fundação Roberto Marinho promovem seminário sobre aprendizes em situação de vulnerabilidade

Evento, realizado em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12/08, será voltado para empresários da região e ocorrerá na Sede da OAB de Mogi das Cruzes 

Com foco no tema “Inserção de Aprendizes em Situação de Vulnerabilidade”, a Fundação CASA, em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Fundação Roberto Marinho, realizam hoje, 10/8, um seminário das 10h às 12h.  

O evento, em alusão ao Dia da Juventude, celebrado anualmente em 12/08, acontecerá na Sede da OAB da Mogi das Cruzes, e é voltado para empresários, atores do sistema de garantia de direitos e prefeituras de cidades do Alto Tietê e da região.  

O Seminário contará com a presença de representantes da Câmara Técnica do Condemat, da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) e da Gerência de Pós-Medida, ambas da Fundação CASA, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Roberto Marinho (Cieds-FRM), do Judiciário, do Instituto Recomeçar, do Instituto Ser+ e da Ordem dos Advogados (OAB).  

A programação do Seminário debaterá dois eixos distintos. O primeiro trará como tema “Oportunidade aos Jovens e a Importância das Empresas na Redução da Desigualdade Social” e terá painéis com apresentações da Fundação Roberto Marinho, do Cieds, do Instituto Ser+ e da DRVP da Fundação CASA.  

O segundo eixo do evento abordará o tema “Articulação das Políticas Públicas no Atendimento de Adolescentes/Jovens na Pós-Medida Socioeducativa”, e contará com apresentações da Fundação CASA, do Juizado da Vara da Infância e da Juventude de Mogi das Cruzes e do Instituto Recomeçar, que apresentará um vídeo em conjunto com a Fundação CASA.   

Por fim, será realizado o encerramento do evento com a Câmara Técnica do Condemat.  

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o Seminário será de grande valia para estabelecer um ponto de contato entre assuntos como empregabilidade e distanciamento de adolescentes dos meios infracionais. “Ações de aprendizagem são as melhores ferramentas para combater a vulnerabilidade e dar uma oportunidade de capacitação e experiência profissional para os jovens, principalmente para aqueles que vem desse contexto e que cumpriram medidas socioeducativas”, concluiu.  

O presidente do Condemat, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, ressalta o comprometimento da região com a reinserção dos adolescentes e a importância da participação da iniciativa privada. “Fomos pioneiros na parceria com a Fundação Casa para o avanço do Pós-medida nas cidades do território do Condemat, mas o poder público não pode estar sozinho. É fundamental o envolvimento de diversos setores e a sensibilização das pessoas. Esse seminário propiciará isso”, finalizou.  

“Ao oferecermos aos jovens uma oportunidade de ingresso no mundo do trabalho estamos dando a ele perspectiva de futuro. A aprendizagem é a oportunidade para que os jovens tenham sua primeira experiência profissional amparados pelo sistema protetivo do Estado e, ainda, com qualificação profissional”, destacou Bia  Lima, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho.  

Serviço

Seminário “Inserção de Aprendizes em Situação de Vulnerabilidade” 

  • Data: quinta-feira (10/08/23), das 10h às 12h 
  • Local: OAB de Mogi das Cruzes  
  • Endereço: Avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza 175 – Vila Partenio – Mogi das Cruzes

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 
 
A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.