Mediação, Arte e Convivência: cuidando de si e das relações para o retorno escolar presencial
Compartilhar
O retorno às aulas presenciais traz, mais uma vez, a necessidade de lidar com o novo, pois não estamos retomando do mesmo lugar que "paramos''. Lidar com o novo é sempre assustador, ainda mais depois de tantos desafios. Educadores são um dos agentes mediadores da relação entre estudantes e escolas. São um dos responsáveis por criar ambientes de ensino-aprendizagem. Ambientes esses que acolhem os sujeitos envolvidos no processo educativo, sujeitos que chegam com toda a sua bagagem, com tudo o que experienciam, são, sentem, pensam. Nesse sentido, precisamos de um olhar a partir da perspectiva da educação integral.
Para que possamos lidar com este momento, é fundamental promover na escola espaços e práticas de atenção, escuta e cuidado das questões emocionais e desafios partilhados. Porém, é necessário que, antes de mais nada, os próprios educadores e profissionais da educação possam encontrar espaços para o seu autocuidado e autodesenvolvimento socioemocional, para que, então, possam apoiar os processos dos estudantes. Muito mais do que a reprodução de atividades prontas, o trabalho socioemocional parte da qualidade das relações que estabelecemos, passando pela relação consigo, com o outro e com o mundo.
O curso propõe uma jornada de desenvolvimento socioemocional focada em educadores e gestores escolares. Vamos experimentar conteúdos, reflexões e práticas inspiradas na arte, na mediação e em metodologias inovadoras. A partir disso, desenvolver habilidades e competências que podem nos ajudar a enfrentar os desafios do retorno escolar presencial, como: autoconhecimento, abertura ao novo, empatia, cooperação e criatividade.
Este curso é fruto de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho/Futura e FIESP/SESI-SP.
Conheça o conteúdo e os objetivos de cada módulo a seguir!