Assunto na Mesa está de volta: segunda temporada do programa vai falar da Educação Midiática
Compartilhar
Com episódios semanais, a série levará convidados de diversas áreas para debater o tema na tela do Canal Futura

O Futura vai levar a Educação Midiática até você na nova temporada de “Assunto na Mesa”, que estreia segunda-feira, dia 10 de março, às 22h30, no canal. Os apresentadores da atração, Alexandre Sayad – jornalista, educador, consultor e autor do livro “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico” – e Silvana Bahia – co-diretora executiva do Olabi, organização dedicada a diversificar a cena de tecnologia e inovação –, recebem um convidado a cada episódio para debater a temática dessa temporada de forma ampla e descomplicada, trazendo a interseção entre comunicação e educação. Nos dez episódios, serão discutidos como o entendimento da educação midiática se tornou uma questão de interesse público fundamental, que impacta diversos setores, inclusive a política. A série estará disponível também no Globoplay, gratuitamente.
"Essa temporada do Assunto na Mesa foi muito generosa na abordagem dos temas da educação e comunicação e suas possíveis relações, por isso serve a todos que se interessam pelos impactos da tecnologia na sociedade. Afinal, a educação midiática abraça um universo muito amplo de práticas e possibilidades - todas relacionadas às habilidades e à ética na relação dos seres humanos com as tecnologias. A equipe do programa – e eu e a Sil Bahia no estúdio – conduzimos o papo com os entrevistados perpassando a arte, a ecologia, o fenômeno da desinformação, a inteligência artificial, as questões de gênero e raça, a inovação, os desafios do acesso às tecnologias e, claro, sem esquecer como a escola tem enfrentado a questão contemporânea de educar 'com' e 'para' o digital. As conversas aconteceram de maneira orgânica e com muita liberdade, com cada entrevistado contribuindo com um olhar para esse tema que tem múltiplas facetas” destaca Alexandre Sayad, apresentador do programa.
Estreias no Futura: confira as novidades do canal
O primeiro programa vai abordar a “Cultura Antirracista” e receberá para o bate-papo Bárbara Carine, que é educadora e influencer. No episódio de estreia, a convidada narra sua trajetória desde aluna consciente das desigualdades até fundar uma escola focada na cultura antirracista.
Para Silvana Bahia, também apresentadora do programa, “em um momento como esse, onde as tecnologias e os direitos digitais se encontram em ebulição, discutir questões que envolvem educação midiática se coloca na ordem do dia. Estou muito animada para ver o resultado e espero que o Assunto na Mesa contribua com a ampliação de repertório e estimule novas perguntas e respostas sobre educação, tecnologia, cultura, entre outros temas.”
Nos outros episódios, temas como as práticas em sala de aula, tecnologia na educação, integridade da informação, público 60+, realidade imersiva, democratização do acesso à internet, acessibilidade e conectividade, formação de professores, mobilização comunitária e tecnopolítica estarão em pauta. Para abordar cada tema, uma nova pessoa é convidada a sentar à mesa. Outros nomes que participam desta temporada são Doug Alvoroçado, Débora Silva, Mário Serra, Natália Leal, Mauro Braga, Ciça Melo e mais.
“O Assunto na Mesa é um programa com temporadas temáticas, ancorada por uma dupla de apresentadores que dominam o assunto. Nessa temporada, mergulhamos na Educação Midiática – um tema urgente e indispensável nos dias de hoje. Com o Alê Sayad e a Sil Bahia no comando, as conversas ganham brilho e iluminam cada discussão e prendem o público do começo ao fim”, destaca Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura.
A cada temporada o tema central muda, garantindo um debate atual sobre as principais questões do cotidiano. A primeira temporada abordou o tema Inteligência Artificial e foi apresentada por Nina da Hora – cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira -, e Gi Santos – consultora de inovação, educação e futuros. A série foi realizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), instituído pela Lei N 8.313/91, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e Itaú
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.