Notícia: Desafio nas Escolas: 3ª temporada estreia com mais protagonismo estudantil e novas ideias para melhorar as escolas

Desafio nas Escolas: 3ª temporada estreia com mais protagonismo estudantil e novas ideias para melhorar as escolas

Este mês, o Desafio nas Escolas retorna para mudar a realidade de uma nova geração de estudantes. Coproduzido por Araucária Agência Cultural, Cadenza e Canal Futura, o programa inspira e transforma a rede pública de ensino com propostas inovadoras.

A terceira temporada estreia no dia 29 de julho, com quatro episódios que vão ao ar em rede nacional toda segunda-feira, às 22h, no Canal Futura. Além disso, todas as histórias também estarão disponíveis para serem vistas e revistas no Globoplay. Desta vez, os alunos do ensino médio de quatro escolas da cidade do Rio de Janeiro, selecionadas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ), assumem a frente como os grandes protagonistas de suas próprias histórias e vão precisar encarar empolgantes desafios culturais para solucionar questões encontradas nas instituições onde estudam, com base em transformações que desejam ver acontecer, participando do início ao fim de cada missão atribuída.

“Estamos muito entusiasmados com o retorno do Desafio nas Escolas para sua terceira temporada. O objetivo do programa sempre foi preparar nossos alunos para o futuro, estimulando a independência e a criatividade deles. Esta temporada é especialmente significativa porque coloca os estudantes no centro das soluções para os desafios de suas escolas. Ao liderarem esses projetos, eles desenvolvem habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe e inovação, que são cruciais para o sucesso em qualquer área.”, afirma Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, produtora do então projeto Desafio Por Um Dia, que deu origem à série televisiva Desafio Nas Escolas, com a primeira temporada exibida em 2022.

Meninos jogam basquete.
No 1º episódio, uma escola com uma cultura dormente de basquete é desafiada a reacender a chama do esporte.

De olho na linguagem digital, a série televisiva atualiza seu formato para este novo ano e substitui a imagem de um apresentador adulto por uma participação ainda maior dos jovens alunos na construção da narrativa de cada episódio. Com isso, os estudantes atuam cada vez mais como protagonistas de suas histórias. Cheios de carisma e empolgação, estes jovens lideram a solução dos problemas de um cotidiano que conhecem de perto e deixam um forte legado para os estudantes que virão no futuro.

Os alunos também funcionam como embaixadores de suas escolas. Ao lado de professores e diretores, eles apresentam as instalações do lugar de braços abertos para convidados especiais que têm certa experiência com o tema da semana. Nesta terceira temporada, o atleta Marcelinho Machado, o ex-BBB Gabriel Santana, a sambista Teresa Cristina e o co-fundador da Agenda Edu Pietro Occiuzzi estarão presentes. Eles se revezam entre as quatro unidades de ensino escolhidas, que receberam recursos dos patrocinadores.

"A ALLOS reconhece a importância do projeto, pois acredita que a educação é essencial para transformação social e desenvolvimento das comunidades. E o Desafio nas Escolas não se limita à sala de aula, ele incentiva a participação ativa e o engajamento dos alunos em atividades que vão realmente mudar o ambiente escolar, promovendo melhorias significativas. Ao incentivarmos essa iniciativa, ajudamos a promover um ambiente escolar mais dinâmico e enriquecedor, preparando os jovens para o futuro", destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.

O primeiro episódio mostrará a revitalização da quadra de basquete da Escola Municipal Presidente João Goulart, no Andaraí: a primeira instituição gerenciada pelo município a receber a iniciativa. Por conta do domínio cultural do futebol no Brasil, o esporte monopoliza a principal quadra do colégio. Porém, a paixão de um grupo de estudantes pelo basquete, alimentada por uma iniciativa do ex-capitão da seleção brasileira de basquete Marcelinho, inspira a reforma de uma segunda quadra. E esta transformação contará com o apoio da organização Parceiros da Educação Rio e do famoso jogador do Flamengo, ampliando o acesso ao esporte dos estudantes.

"A sensação de pertencimento e o lugar de fala dados aos jovens no Desafio nas Escolas fazem toda a diferença. Vê-los assumir a liderança e implementar mudanças em suas próprias escolas é extremamente gratificante. Essa experiência não só transforma as instituições, mas também empodera os alunos, incentivando-os a serem agentes ativos de suas próprias realidades e futuros. Para mim, contribuir para essa transformação é um privilégio e uma fonte constante de inspiração”, ressalta Paulo Dary, diretor do projeto, que também coordena a produção dos projetos da Araucária Agência Cultural desde 2018.

Também participam da terceira temporada do Desafio nas Escolas os colégios estaduais Professora Vania Do Amaral, em Santa Cruz, que mostrará a transformação de resíduos recicláveis em uma coleção de roupas em um desfile de moda sustentável ao lado do ex-BBB, ator e modelo Gabriel Santana; Professora Luiza Marinho, em Osvaldo Cruz, que vai promover uma competição de marchinhas escritas pelos estudantes com mentoria da Escola de Samba Portela e supervisão da sambista Teresa Cristina; e Olavo Bilac, em São Cristóvão, que receberá novos equipamentos para o estúdio audiovisual e uma oficina para produzir o seu próprio videocast com Pietro Occiuzzi, Diretor de Produto e Marketing e Cofundador da Agenda Edu.

“A gente tem um retorno bem positivo da audiência do Desafio nas Escolas na tela do Futura. Nessa terceira temporada, continuamos falando de legados para as escolas mas com um olhar mais ampliado, como a conscientização de reciclagem de resíduos, no episódio CE Professora Vânia do Amaral e a valorização cultural do nosso samba, no CE Professora Luiza Marinho”, destaca Andre Libonatti, Superintendente de Projetos do Canal Futura.

Teresa Cristina, cantora de samba, fala sorrindo ao microfone. Ao seu lado uma jovem sorri.
No CE Professora Luiza Marinho, jovens sambistas são inspirados pelas palavras de Teresa Cristina.

A terceira temporada do Desafio Nas Escolas é apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio do Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi, Mosaico, SIS Swiss International School, Multiterminais, ALLOS, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa tem apoio de Domingues e Pinho Contadores, Parceiros da Educação,  Ostra Estúdio, apoio institucional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e apoio de mídia da Itabus. O programa é uma coprodução Araucária Agência Cultural, Cadenza e Canal Futura. A realização é da PDC Produções e Futuro pela Educação.

Sobre a Araucária Agência Cultural

Criada em 2009, a Araucária Agência Cultural, dirigida por Miguel Colker, desenvolve projetos socioculturais com objetivos conectados a transformações sociais, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento de suas ações. É também produtora de projetos como o Presença Festival e realizadora do HACKTUDO - Festival de Cultura Digital. 

Sobre o Canal Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais. Acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.