chat-icon
chat-icon

Fale com o Tutor

Notícia: Futura transmite Reunião da ABAVE, principal fórum de avaliação educacional do país

Futura transmite Reunião da ABAVE, principal fórum de avaliação educacional do país

Compartilhar

Público poderá assistir parte da programação, nos dias 9 e 10, pelo YouTube do Canal Futura  

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) promove, entre 8 e 10 de setembro, a XIII Reunião da entidade, em São Paulo. Realizado na sede da FIESP, o encontro reúne pesquisadores, gestores, professores e especialistas para discutir os principais desafios da avaliação educacional no Brasil. Parte da programação, nos dias 9 e 10, será transmitida ao vivo pelo Canal Futura no YouTube

“Avaliação, Inovação e Equidade” é o tema desta edição. O encontro tem como objetivo estimular o compartilhamento de ideias e metodologias, além de aproximar grupos de pesquisa estratégicos para a produção de estudos que subsidiem políticas voltadas à qualidade e à equidade da educação. O encontro também busca ampliar a divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências entre participantes de diferentes áreas do conhecimento. 

A programação começa no dia 8 de setembro, com minicursos, apresentação de pôsteres científicos e outras atividades presenciais. Nos dois dias seguintes, 9 e 10, o encontro contará com painéis de debate sobre diferentes temas, transmitidos pelo Canal Futura para todo o país, a partir das 8h30. A agenda completa pode ser consultada aqui.  

Sobre a ABAVE

Fundada em 2003, a ABAVE se consolidou como o principal fórum de troca de experiências entre profissionais, pesquisadores, estudantes e usuários de avaliações educacionais no país. Apesar dos avanços recentes na consolidação de uma cultura de avaliação no Brasil, ainda persistem desafios importantes. A organização destaca a necessidade de um sistema de avaliação educacional capaz de gerar resultados de qualidade e atender às demandas de todos os estudantes. Esse processo é essencial para subsidiar a formulação, o aprimoramento e o controle social de políticas públicas e projetos voltados à educação.