Notícia: Giro Universidades chega ao Canal Futura este mês

Giro Universidades chega ao Canal Futura este mês

A série inédita reúne matérias jornalísticas feitas por universitários de várias regiões brasileiras

A partir do dia 21 de janeiro, às 20h, chega no Canal Futura a série inédita Giro Universidades, que mostra matérias jornalísticas feitas por universitários de todo o Brasil – os episódios também estarão disponíveis gratuitamente no Globoplay.

 A iniciativa tem, entre seus objetivos, dar maior visibilidade às produções dos estudantes, incentivá-los a exercer, na prática, os conhecimentos adquiridos, se qualificar para os desafios profissionais futuros, além de estimulá-los a criar ainda mais conteúdos. As matérias selecionadas são de várias universidades parceiras do Canal Futura, como Unisc, Univille, Positivo, UERN, ESPM-SP, UFU e PUC-Minas. Serão oito episódios nessa temporada, com temas que vão desde gastronomia, sustentabilidade, veterinária, cultura e educação.

“É uma alegria ver essa série que com tanto potencial estreando na tela do Futura! Assistir ao trabalho de universitários do Brasil inteiro para selecionar aqueles que estão aqui não é uma tarefa fácil, mas vale toda a dedicação por ver a qualidade dos materiais e a felicidade dos selecionados em apresentarem suas criações para o mundo”, destaca Rian Córdova, Produtor de Conteúdo do Canal Futura.

Qualquer estudante universitário pode participar. Basta acessar a página Envie seu projeto para enviar o material e aguardar o retorno da equipe de seleção do Canal Futura. A ideia é ter mais temporadas do Giro Universidades ainda esse ano, justamente para fortalecer a relação do Futura com as Universidades do Brasil, além de incentivar a propagação da produção jornalística universitária.

“O desafio da proposta é pensar temas ligados à educação e ao bem-estar social. Cada aluno é responsável por uma reportagem e, assim, o projeto instiga a entenderem a narrativa audiovisual das produções especiais, levando em consideração a captação, a entrevista e a montagem mais refinadas e aprofundadas. Já o professor da universidade acompanha o aluno de forma individualizada e integral durante todo o processo e os jornalistas do Futura colaboram com a curadoria do material enviado. Desta foram, acredito que o desenvolvimento do aluno de Jornalismo na ESPM-SP é integral, pois une teoria e prática. O Jornalismo da ESPM-SP tem orgulho da parceria com o Canal Futura!”, diz Heidy Vargas, professora de audiovisual da ESPM-SP.

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?