Mostra Cineclube Futura: diversidade de vozes em todas as telas
Compartilhar
Nos dias 22 e 23 de março, o Canal Futura promove a mostra Cineclube Futura, diretamente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O evento oferece uma série de sessões gratuitas de longas e curtas-metragens produzidos e/ou exibidos nos últimos anos pelo canal, reunindo alguns de seus títulos mais aclamados pelo público e crítica.
No total, oito produções compõem os dois dias de mostra – entre elas, o documentário Transo, indicado ao Emmy Internacional em 2024. Entre os principais temas, estão sustentabilidade, direitos humanos e os desafios globais a partir de uma perspectiva educativa e inclusiva, pautas recorrentes na grade diária do canal.
Todas as informações sobre horários de exibição, sinopses e retirada de ingressos já estão disponíveis no site do MAM.

Confira os títulos exibidos:
Sábado - 22/03
14h: Trançatlânticas + Mulheres Que Migram
Trançatlânticas aborda as relações de cinco mulheres no universo socioeconômico, cultural e revolucionário presente no trancismo. Em Mulheres que Migram, acompanhamos a jornada de desafios e sonhos de Romina, Ruth e Elianna, que deixaram seus países de origem para viver no Brasil.
16h: Bixa Presa + De Volta
O documentário Bixa Presa traz as vivências de sujeitos e sujeitas LGBTQIAPN+ encarcerados, enquanto De Volta acompanha a vida de quatro detentos que ganham o direito de sair temporariamente durante o Natal.
18h: Transo
Pessoas com deficiência sentem prazer, falam sobre sexo e querem transar. O documentário retrata e afirma a vida sexual da pessoa com deficiência.

Domingo - 23/03
14h: Alma e Sangue no Atlântico Negro + Motriz
Em Alma e Sangue no Atlântico Negro, um grupo de personalidades pretas discute as potências e os desafios dos conceitos defendidos pelo sociólogo Luiz Felipe de Alencastro. Em Motriz, homens negros se permitem refletir sobre suas existências e seus sentimentos em uma roda de afetos.
16h: Pegadas da Floresta
O documentário conta a história de três artistas indígenas que usam a arte ancestral para combater o apagamento cultural, abordando a violência racial e as estratégias de preservação dos saberes ancestrais
_ _ _
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.