Nova campanha do Futura celebra encontros, movimentos e transformações
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Funcionários, alunos e professores contam como foi seu primeiro encontro com o Canal
Um lugar de encontros e promoção de discussões para transformação social. Este é o Canal Futura, e a principal mensagem da mais nova campanha publicitária, que começa no dia 15 de setembro, com o slogan “É no Futura que a gente se encontra”. O lançamento coincide com o mês de aniversário do Canal, que completa 26 anos agora em 2023.
É a primeira campanha que traz a logomarca do Futura, remodelada em 2022, como protagonista do conceito que o Canal quer reforçar. “Ela traz círculos circunscritos que estão em constante movimento”, explica Felipe Conrado, coordenador de Comunicação e Marca do Futura. Nessa linha, a campanha mostra o Futura como uma plataforma sempre atual, ativa, diversa e potente, capaz de mobilizar as juventudes, dialogar com diferentes públicos e reunir pessoas em torno de causas urgentes e necessárias.
A tríade de movimentar, encontrar e transformar estará presente em todas as peças do mix de comunicação da campanha. Ao longo de dez meses, ativações bimestrais vão tratar de cinco temas importantes para o Canal: Educação Midiática, que será o assunto abordado na estreia, afinal, o Futura é um espaço de mídia que apresenta conteúdos sobre letramento digital, combate a Fake News, uso de IA em sala de aula e conectividade; Educação Antirracista, com programas que abordam a afirmação das diversidades étnico-raciais, educação inclusiva, direitos humanos e projetos como o ‘A Cor da Cultura’; Alfabetização, com foco no aprendizado de português e matemática, na Educação Infantil e no reforço escolar; além da Educação Empreendedora, agenda sempre presente no Canal, que estimula a inclusão no mundo do trabalho, por meio de programas sobre este tema; e Cultura de Paz, com o debate de ações sobre saúde mental, respeito às diferenças, promoção de espaços humanizados com inclusão, valorização do espaço escolar e o compromisso com a mobilização #PazNasEscolas.
A campanha foi feita internamente pela área de Comunicação do Futura e é a segunda iniciativa nessa linha. A primeira foi durante a pandemia. “Agora, em 2023, isso foi uma oportunidade de integrar a estratégia de uma campanha com a estratégia institucional da marca. Nossas mídias educativas confirmam o Futura como um Canal sempre atual e comprometido com as principais causas do seu tempo”, reforça José Brito, diretor do Futura.
Como foi seu 1º encontro com o Futura?
Para celebrar o que a campanha defende, funcionários do Futura e alunos e professores da Escola Fundação Roberto Marinho responderam: “Como foi seu 1º encontro com o Futura?”. São histórias que confirmam o processo de transformação que o Canal promove.
Álefe Vinícius da Silva Moraes - Estudante do Ensino Fundamental da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho
O meu primeiro contato com o Futura foi quando recebemos a visitas dos jornalistas em sala de aula. Tivemos uma roda de conversa e aprendemos a usar as plataformas. Faço pesquisas e assisto aos vídeos. Estou adquirindo muito conhecimento. Penso que todas as escolas deveriam utilizar o Telecurso.
Ana Carolina Moraes - Gerência de Gente, Gestão e Finanças/ Recursos Humanos
O meu primeiro contato com o Futura foi vendo os programas. O RH atende todos os funcionários e estagiários do Futura, não temos ligação direta com as entregas que são feitas, os programas etc., mas estamos sempre em parceria para divulgarmos internamente os lançamentos e programas do Futura.
Ana Erika – Gerente da Assessoria Jurídica
Tive o meu primeiro contato com o Futura em 2002, quando vim trabalhar na Fundação Roberto Marinho. Na época eu atuava como advogada, não só para as questões do Canal, mas para toda a casa. E quando as normas da ANCINE passaram a vigorar, fiquei ainda mais próxima do Futura, para dar qualquer amparo necessário nas regras que dizem respeito às questões audiovisuais.
Arlecia Duarte - Coordenadora de operações do Canal Futura
Em 1997 fui chamada para trabalhar nas peças gráficas de estreia de um novo canal, estava nascendo o Futura. Hoje sou coordenadora de operações do Futura e me sinto feliz por ter visto de perto esse sonho ser construído.
Brenda Camile - Estudante do Ensino Fundamental do Telecurso na Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho
Conheci o Futura com o Telecurso, associado com aulas na TV e livros doados pela escola. É uma ótima maneira de aprendizado, acho que com os vídeos aprendemos com mais facilidade. Penso que o Telecurso deveria ser aplicado nas escolas públicas para o EJA. Pelo Telecurso, tenho certeza de aprendizado de qualidade.
Deca Farroco - Laboratório de educação/Gerência de produção
Meu primeiro contato com o Futura foi há 20 anos. Eu trabalhava com produção audiovisual para televisão e foi em uma produção do Futura que vi que o audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa para transformação social. As pessoas buscam diversão na TV, mas acho que, na realidade em que vivemos no Brasil, é necessário produzir entretenimento com ética e propósito. O Futura tem um diferencial de outros canais, é um canal que tem escuta ativa, sempre se relacionou com grupos sociais, universidades, jovens e educadores e nesse diálogo traz pautas relevantes do dia a dia para sua tela.
Ingrid Castro - Laboratório de Educação/Gerência de Implementação
A minha história com o Futura tem um fato engraçado. Há muitos anos (em 1998 ou 1999), o Canal Futura promoveu um concurso para divulgar um programa da época chamado Energizando. Era para enviar uma poesia sobre energia. Fiz minha poesia escrita à caneta num papel almaço, mandei por carta pelo correio. Não ganhei, não sei quem ganhou, mas até hoje lembro do início da poesia. Aí, em 2000, comecei a trabalhar como mobilizadora na Fundação Roberto Marinho, fazíamos oficinas pedagógicas com professores utilizando os programas do Canal Futura “Um Pé de quê”, "Teca na TV", "Não é o que parece" e também os programas atuais sobre energia, o "Energia que transforma"!
José Brito – Diretor do Futura
Meu primeiro encontro com o Futura foi em 2006, quando comecei a trabalhar como repórter do canal. Posso dizer que essa época transformou a minha vida, pois tive a oportunidade de mergulhar em agendas prioritárias no campo da educação, da cultura e da comunicação, sempre, a partir de um olhar colaborativo e participativo, tendo a inclusão e a mobilização social como referências na abordagem das pautas. Levarei para sempre este aprendizado, que procuro compartilhar todos os dias com quem quiser fazer parte desta jornada.
Leonne Gabriel - Laboratório de educação/Futura-Jornalismo
Eu cresci com o Futura, afinal temos a mesma idade. A programação infantil marcou muito as minhas tardes na frente da televisão quando criança. Na adolescência, os documentários e programas com foco em cultura e educação se tornaram os preferidos. Hoje, estou do outro lado da telinha como apresentador e tem sido uma jornada linda. O DNA do futura corre na veia de todo brasileiro apaixonado por educação e eu adoro fazer parte desse time!
Luciene Kaxinawa - Apresentadora do Conexão Futura
Eu conheci o Futura assistindo o Telecurso e é impressionante pensar que estou aqui, trabalhando no Canal há um ano e apresentando um programa. Como uma mulher indígena, do povo Huni Kuin, fico emocionada de poder usar o meu cocar, falar a minha língua e ser quem eu sou.
Marcio Motokane - Laboratório de Educação/Gerência de produção
Meu primeiro contato com o Futura foi em 1997, quando eu ainda trabalhava em São Paulo e recebi a notícia que um novo projeto, que não era uma simples TV, estava chegando na tela. E eu logo assisti ao Futura. Foi um episódio do "Alô, Vídeo Escola". Me encantei com a proposta! Logo depois mudei para o Rio de Janeiro, e em 1999, eu já estava trabalhando aqui. Comecei realizando o "Dia temático da educação", em comemoração aos 2 anos do Futura. Foi incrível! Gravei com vários artistas, entre eles, Cássia Eller! Foi assim.... Atualmente, estou como supervisor artístico do Futura, criando e realizando formatos audiovisuais. E a vontade de criar conteúdos audiovisuais só aumenta!
Maria Corrêa e Castro - Laboratório de Educação/Gerência de Produção
Eu conheci o Futura em 1998, porque eu fazia estágio numa produtora que gravava o programa Trocando em Miúdos, que nada mais era do que mostrar o que a mobilização fazia. Em 2000, trabalhei como cooperativada para o Futura pesquisando conteúdo para o programa Futura na sala de aula e em seguida fui admitida como pesquisadora do Banco de Imagens que fazia parte do arquivo do Futura. Hoje sou do LED, da gerência de Produção e trabalho com a produção de conteúdos.
Marinete Loureiro - professora do Ensino Fundamental do Telecurso da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho
Meu primeiro contato com o Futura foi uma experiência com educação e comunicação. Logo percebi que a educação do futuro já existe. E com apoio tecnológico, são oferecidos aulas e projetos que permitem aos estudantes se expressar, têm propósito pedagógico e estão conectados à resolução de problemas. O Futura vem para somar às escolas e aos educadores, além de provocar reflexões sobre o atual cenário da Educação e tecnologia.
Pedro Detomaz - Laboratório de educação/Gerência de Implementação
Trabalho na Área de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho desde 2014 e faço parte do grupo de inclusão da casa, pois tenho Síndrome de Down. Com muita alegria, lembro de duas experiências marcantes no Canal Futura: em 2016, fiz um vídeo sobre as olimpíadas do Rio. E depois falei do Dia Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março. Foi muito Legal!
Pedro Lima - Laboratório de educação/Futura-Jornalismo
Conheci o Futura em 2014, quando comecei a trabalhar no canal. Fiquei fascinado, porque o grande diferencial do Futura é que ele não se prende apenas ao factual e tem um olhar todo especial para a educação.
Priscila Pereira - Coordenadora de Projetos de Implementação
Eu ainda estava na faculdade de Letras quando o Futura apareceu na minha vida. Me lembro exatamente do dia em que vi a primeira chamada no ar, fiquei tão encantada que lembro até da música. Naquela época, eu jamais imaginaria que o Futura seria meu primeiro emprego... Lembro que na entrevista me perguntaram se eu gostava de TV e de gente. Até hoje essas perguntas fazem sentido para mim, porque é exatamente isso: o Futura une duas coisas que eu amo: educação e audiovisual.
Rafael Carvalhedo - Analista de informação do arquivo
Meu primeiro contato foi como telespectador há muito tempo. Mas só vim a descobrir de fato o Futura e toda a sua relevância em 2013, quando fui contratado para fazer o licenciamento dos direitos autorais para o programa Livros Animados, um projeto do Futura, dentro do A Cor da Cultura. O programa adaptava obras literárias infantis para o formato de curtas de animação, com foco na representatividade e valorização da cultura afro-brasileira, e através desse projeto compreendi mais a fundo a importância do que era feito no canal.
Ricardo Pontes - Laboratório de Educação/Gerência de Implementação
Eu vi o Futura nascer, pois já trabalho na Fundação Roberto Marinho há bastante tempo. Minha relação com o Canal sempre foi na área de educação, implementando os programas exibidos no Futura.
Rosalina Soares - Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Avaliação
O meu primeiro contato com o Futura aconteceu em 2011, quando me juntei à equipe da Fundação Roberto Marinho. Na época, participei de uma pesquisa sobre o Futura e fiquei imensamente feliz ao identificar que um número significativo de pessoas acessava e utilizava os conteúdos do Futura. Essa descoberta trouxe à tona lembranças pessoais, pois, em um certo momento da minha vida, ainda adolescente, precisei conciliar trabalho e estudo. Para conseguir compreender o conteúdo da escola eu acompanhei as aulas do Telecurso pela televisão, o que foi fundamental para o meu aprendizado. Consequentemente, minha ligação com o Futura é de extrema admiração e reconhecimento do seu impacto social, para boa parte da população brasileira. Sou fã!
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.