Nova temporada do programa ‘Caça Joia – Especial Maré de Música’, do Canal Futura, apresenta oito talentos artísticos da comunidade da Maré
Compartilhar
Músico e apresentador Chinaina apresenta artistas do maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro
Em maio de 2024, foi lançado o edital Mostra Maré de Música com o propósito de impulsionar a produção musical da Maré, território vibrante da Zona Norte do Rio de Janeiro. O resultado dessa iniciativa poderá ser visto a partir do dia 15 de agosto, às 21h, no Canal Futura, com a estreia da nova temporada do programa Caça Joia, com especial Maré de Música. Serão dois programas na sequência, por sexta-feira. Ou seja, quatro semanas de exibição inédita da série. Oito talentos locais foram selecionados: Flow Doggy Dog, Eliza Tavares, Jonas Camaleão, Mila Moura, Nova Raiz do Samba, P0cket, Banda Valette e Vitorian Sebastian. Sempre às sextas-feiras, o cantor e apresentador Chinaina conduz encontros que celebram a pluralidade sonora da comunidade, com entrevistas exclusivas e a exibição dos clipes produzidos durante o edital. Do funk ao pagode, passando pelo rap, metal e outros estilos, a iniciativa revela a potência cultural da Maré e reafirma sua essência marcada pela diversidade artística.
“É gratificante ver que projetos como esse conseguem dar um holofote em diferentes talentos que temos em regiões da cidade que são sempre apagadas da sociedade ou só se destacam quando o assunto é violência. Esse edital, junto com a realização da temporada especial do Caça Joia, é um sopro de resistência e um oásis de cultura, talento e diversidade musical”, reforça André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.
Os programas serão reprisados aos domingos, às 9h, às terças, às 12h, e às quintas, às 18h. Numa coprodução do Canal Futura e da Pedra Onze, com direção de Pamella Gachido, esta temporada especial do Caça Joia se estende ao longo do mês de agosto. As outras três temporadas do programa podem ser assistidas gratuitamente pelo Globoplay.
Confira abaixo as datas de estreia de cada artista e os clipes que serão exibidos no Caça Joia Maré de Música:
- 15/08 - Vitorian (Insaciable) / P0cket (Tá Pocado)
- 22/08 - Flow Doggy Dog (Dia de Cria) e Banda Valette (Capitão Bossa Nova)
- 29/08 - Mila Moura (Marejei) e Nova Raiz do Samba (Sambaço)
- 05/09 - Eliza Tavares (Pirraça) e Jonas Camaleão (Água)
O edital Mostra Maré de Música, uma realização da Redes da Maré em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Canal Futura, a Altafonte Brasil, o Oi Futuro e o Multishow, foi lançado em maio de 2024. Cerca de 100 artistas se candidataram para ficar entre os oito selecionados, que receberam uma bolsa de incentivo para a formação, viabilização e execução de seus projetos.
Os artistas escolhidos foram premiados com a gravação do single e de um clipe profissional feito pela Dunas Filmes, contratados pela Redes da Maré. Eles também participaram de várias oficinas e todos gravaram seus singles no lendário estúdio Toca do Bandido, que pertencia ao Tom Capone. Além da participação nesta temporada do Caça Joia, comandada pelo músico e apresentador Chinaina.
“É nas periferias do Brasil que encontramos o que há de mais interessante nesse momento na música brasileira, e nas comunidades da Maré esse talento transborda, a diversidade cultural lá é impressionante! Historicamente, a música periférica é marginalizada nesse país, mas é justamente ela quem fura todas as bolhas sociais e nos dá identidade cultural. Foi assim com o samba, é assim com o funk. Fazer essa edição do Caça Joia Especial Maré de Música é muito especial, pois nos dá a chance de conhecer essas novas pérolas da nossa música. O ouro da cultura brasileira está nas periferias e todo mundo vai poder conferir o brilho desses artistas no programa”, afirma Chinaina.
Todos os episódios do Caça Joia Maré de Música também estarão disponíveis no Globoplay. No link abaixo é possível conferir as músicas dos participantes do programa:
Serviço
Programa: Caça Joia – Especial Maré de Música
Canal: Futura
Estreia: Dia 15 de agosto
Horário: 21h
Reprises: domingos, às 9h; terças, às 12h, e quintas, às 18h
Sobre a Mostra Maré de Música
A Mostra Maré de Música é um projeto da Redes da Maré que acontece no Centro de Artes da Maré (CAM) desde 2019 e tem a intenção de conectar público e artistas num único espaço a fim de democratizar o acesso à cultura num palco alternativo da cena musical do Rio de Janeiro. A Mostra é a afirmação da potencialidade da favela e, por meio da cultura, desconstrói preconceitos criados sobre o território periférico, unindo artistas com diferentes trajetórias em um mesmo palco. O evento busca revelar talentos, mostrando a multiplicidade do fazer artístico e, para além disso, fomentar gêneros musicais pouco consumidos pelo grande público.
Sobre a Redes da Maré
A Redes da Maré é uma organização social criada na década de 1980 por moradores da Maré envolvidos ou oriundos de movimentos comunitários. Tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré. Atua através de cinco eixos estruturantes: (i) Arte, Cultura, Memórias e Identidades, (ii) Direitos Urbanos e Socioambientais, (iii) Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, (iv) Educação e (v) Direito à Saúde, na elaboração de ações, projetos e articulações para ampliar e consolidar políticas públicas permanentes para a população. De modo articulado, as iniciativas implementadas nestes campos buscam a ampliação dos direitos e a qualidade de vida dos mais de 140 mil moradores da Maré e que sofrem, historicamente, diferentes formas de violações de direitos fundamentais. Projetos como a Mostra Maré de Música, Lab Semente e a Chamada Pública: novas formas de fazer arte, cultura e comunicação nas favelas apontaram lacunas nos incentivos a produções artísticas no território.
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais.
Acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 320 títulos originais e licenciados e mais de 6.600 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.