Núcleos de formação docente e mentoria multiplicam saberes
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SESI valoriza o compartilhamento de experiências entre professores e coordenadores
Durante conversa com outros professores, Thiago de Sá, mentor da área de Linguagem nas unidades SESI do Ceará, orienta sobre metodologias ativas e dá dicas de livros e materiais a serem utilizados nas aulas. “Nós estamos em um processo constante de formação. Estamos atentos aos apelos dos professores, cada área tem um mentor e eu sou responsável por ouvir meus companheiros, meus colegas, e buscar formas para que o trabalho deles seja mais fácil e chegue nos alunos de forma mais produtiva”, explica Thiago.
Foi pensando exatamente nessa troca que o SESI deu início aos núcleos de formação docente e mentoria em todo o Brasil. A proposta começou com uma capacitação em Brasília, onde professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no final de 2022. A atuação acontece dentro das Diretorias Regionais de Educação, formadas por coordenadores e professores mentores, divididos por áreas de conhecimento.
Apoio às práticas ativas
A formação é o pontapé inicial para contribuir com o desenvolvimento de habilidades, competências e no compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens docentes, além de apoiar na implementação de metodologias inovadoras do SESI, como o Sistema SESI de Educação (SSE), o Novo Ensino Médio, Nova EJA, entre outras políticas educacionais.
De acordo com Ana Paula Pinho, gerente de Educação do SESI/CE, nesse novo formato as possibilidades são mais enriquecedoras ao proporcionar trocas entre os profissionais que atuam no mesmo sistema, mas podem ter realidades distintas. “É uma vivência mais rica e sempre com o objetivo de contribuir, de assessorar, levar novas oportunidades e novas experiências e essa troca está sendo muito rica”, conta Ana Paula.
Criando oportunidades
De acordo com a coordenadora pedagógica Lia Mont´Alverne Barreto Lima, veio ao encontro da mudança que esperava. Ela lembra que no início havia dúvidas e expectativas que deram lugar a possibilidades que só vieram aprimorar a prática pedagógica. “Apoiar cada vez mais o trabalho do professor, a sua prática pedagógica, isso vai fortalecendo. Quando eu trago inovação para a sala de aula isso reverbera na aprendizagem significativa de nossos estudantes”.
O professor Guilherme Henrique Aguilar, da área de Ciências Humanas da unidade de Parangaba, no Ceará, chegou ao SESI neste ano e logo tomou contato com o núcleo. Ele lembra que o acesso ao mentor foi essencial para tirar dúvidas sobre uma aula diferenciada que queria dar, por exemplo. “Isso colabora para uma aula mais interativa, o contato com o nosso mentor é muito simples e rápido”, completa Guilherme
A forma de utilização das ferramentas, material didático e os recursos disponibilizados pela rede SESI muda com a implementação dos núcleos, interferindo diretamente no desenvolvimento das competências, habilidades e aprendizagens docentes e na aprendizagem dos estudantes.