Notícia: Programação especial "Semana da Consciência Negra" no Futura

Programação especial "Semana da Consciência Negra" no Futura

Documentários inéditos no Canal e série abordam herança cultural afro-brasileira e a importância da educação antirracista no país

Quem acompanha o Futura sabe que nossa relação com a história dos negros no Brasil, que faz parte dos alicerces históricos do país, não tem espaço nas nossas telas somente quando chega o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Por aqui, reforçamos nosso compromisso permanente com o assunto por meio de instrumentos de educação antirracista conectados ao que fazemos de melhor: comunicação, arte, cultura e educação.

O programa A Cor da Cultura pode ser considerado como nosso ponto de partida: material dedicado à promoção da educação antirracista, por meio de um conjunto de ações de educação para relações étnico-raciais (ERER), que integra mobilização, comunicação, audiovisual, formação de educadores e materiais educativo. Mas vamos além!

Estamos falando também de produções audiovisuais como os documentários Mimbó, Maria Mulher, Quando A Cor Chegou Ao Cinema; a série Preto tá na moda; as transmissões ao vivo do Festival Negritudes Globo, entre tantos outros programas.

No campo jornalístico, além das diversas pautas sobre o tema, abordadas pelo Conexão e pelos podcasts Reconhecer e RepararChão de Escola, Ela Faz Assim e Qual Vai ser?, temos também o Entrevista: Educação Antirracista com Cida Bento, com episódios que tratam, por exemplo, do potencial educador das escolas de samba, da importância da educação infantil e da literatura antirracistas, da educação escolar quilombola e da branquitude.

Agora, chegou a hora de conferir o que reunimos para uma semana de programas especialmente dedicados à consciência negra, de 19 a 22 de novembro!

Programação especial para a Semana da Consciência Negra

18/11 - Segunda-feira

"Pequena África", às 23h

Imagem feita do alto mostra canoas na areia, a água vindo levemente e uma vegetação.

O documentário contribui para o letramento racial a partir da história da Pequena África, região da Zona Portuária do Rio de Janeiro. A apresentadora Maria Gal e o professor Flávio Henrique Cardoso, que é historiador e criador do Projeto História Negra Brasileira, conversam e contam a história do local.

19/11 - Terça-feira

"O Rio que deságua na África", às 21h

Uma mulher está de pé, em uma sala com quadros pendurados nas paredes.

Série mergulha nas profundas conexões entre o Rio de Janeiro e a rica herança cultural afro-brasileira. Em cada episódio, a vastidão histórica, artística e culinária da cidade, destacando a influência africana em todos os aspectos da vida carioca. O propósito da série vai além da exaltação cultural, buscando também promover o turismo consciente, valorizar a ancestralidade e evidenciar as valiosas contribuições dos afrodescendentes para a identidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

"A luta de Nzinga", às 23h

Duas mulheres estão sentadas, ao lado de uma casa, com alguns arbustos por perto. Ambas sorriem.

Doc apresenta conexões entre a história de Maria da Luz Fonseca, natural da Ilha de Príncipe, e a memória ancestral da rainha angolana Nzinga Mbandi.

20/11 - Quarta-feira

"Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix", às 23h

Mulheres vestidas de branco carregam tabuleiros em suas cabeças.

Um mergulho na memória de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, a partir da história dos terreiros de candomblé patrimonializados, suas lutas e contribuições culturais.

21/11 - Quinta-feira

"Tenho fé", às 23h

Em um ambiente escuro, velas acesas.

O documentário acompanha a jornada de artistas que estetizam a ancestralidade religiosa. As cinco histórias, permeadas por música, teatro, moda, pintura e dança, traçam um paralelo entre arte, pluralidade, consciência coletiva, empreendedorismo e tolerância religiosa.

22/11 - Sexta-feira - Dia da Consciência Negra

"Alma e sangue no Atlântico Negro", às 23h

Diversas pessoas sentadas e de pé sorriem para quem as fotografa.

Numa roda de conversas com personalidades pretas, o documentário parte do conceito do cientista político Luiz Felipe de Alencastro para discutir as potências e os desafios da população negra no Brasil.

--

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.