Programas da MultiRio estreiam no Canal Futura
Compartilhar
A partir do dia 13 de janeiro, conteúdos educativos que beneficiam a educação, cultura e desenvolvimento integral de estudantes, professores e do público em geral serão exibidos
O ano já começa com uma ótima novidade: a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro, estreiam no Canal Futura os programas produzidos pela MultiRio, Empresa Pública de Mídia e Educação. Temas diversos como lendas brasileiras, preservação ambiental, trabalho infantil, ciências, educação e cultura vão levar o público a uma viagem pelo conhecimento. Afinal, esses programas abordam desde o compartilhamento de boas práticas em sala de aula que podem ser implementadas em escolas de todo o país, e até mesmo desenhos animados narrados por renomados atores nacionais.
Com a veiculação no canal, o objetivo é ampliar o acesso do público a conteúdos educacionais de alta qualidade. A Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, e a MultiRio, firmaram um acordo de cooperação técnica para intercâmbio de produções audiovisuais e conteúdos educativos. A ideia foi unir esforços para aumentar a oferta de ações nas áreas de educação e cultura, com possibilidade de compartilhar, ampliar o alcance e a distribuição de produções audiovisuais e conteúdos educativo-culturais das instituições, beneficiando o desenvolvimento integral de estudantes, professores e a sociedade. Premissas básicas presentes na atuação das duas instituições, que têm um histórico consolidado na criação e desenvolvimento de ações educacionais e incentivo ao lançamento de programas para as mais diferentes telas.
Presidente da MultiRio, Maíra Moraes reforça a importância de expandir a presença dos conteúdos produzidos pela empresa na programação do Futura. "A MultiRio conta com um acervo de mais de 10 mil títulos, um material que tem transformado a vida de educadores e estudantes há mais de 30 anos. Nossa missão é que essa transformação digital nos processos pedagógicos impacte ainda mais crianças e adolescentes. Esta parceria com o Canal Futura vai ser muito importante nesse processo", finaliza.
“O Canal Futura e a MultiRio são iniciativas relevantes para o território do Rio de Janeiro, quando pensamos em produção e distribuição de conteúdo e materiais educacionais. Ambos contam com uma jornada importante de promoção da Educação Midiática, cada vez mais importante para a cidadania atual. Atuando juntos, vamos fortalecer as inciativas que buscam melhorar a educação pública na cidade do Rio de Janeiro", destaca João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Como e onde assistir
Aproveitando o período de férias escolares, a programação infantil será a primeira a entrar na grade do Futura. Os programas estreiam no dia 13 de janeiro, com exibição a partir das 9h, de segunda a sexta, e todos os conteúdos estão disponíveis no Globoplay, onde o Canal Futura tem toda a sua programação de forma gratuita. Após as estreias, os programas serão exibidos de forma intercalada na programação: a partir do dia 23/1, sempre às quintas 8h30 (reprises sáb 7h15 e domingo 8h).
Confira a programação
- Juro Que Vi
Animações inspiradas em lendas brasileiras que abordam, de forma lírica, temas como a preservação ambiental, o encontro de gerações, o trabalho infantil, entre outros.
Estreia: 13/01, às 9h.
- Meias Aventuras
A série Meias Aventuras tem como objetivo promover de forma lúdica diferentes linguagens artísticas estimulando o aprendizado e a criatividade das crianças.
Estreia: 13/01, às 9h15.
- Brincando Entre Estrelas
Ao observar a beleza do céu estrelado, a menina Celeste e seu gato Mourão fantasiam brincar entre os astros e figuras formadas por eles, as constelações.
Estreia: 13/01, às 9h15.
- Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Estreia: 14/01, às 9h15.
- Digitalmente - 2ª temporada
A ideia da série é contribuir para a qualificação docente, proporcionando o acesso e a apropriação crítica de conteúdos e experiências como exercício da cidadania.
Estreia: 20/01, às 22h15.
- Como É Bom Tocar um Instrumento
A série apresenta alunos da rede pública municipal de ensino do Rio, integrantes do Projeto Orquestra nas Escolas, que pretende exaltar a importância da Arte na formação.
Estreia: 24/01, às 18h45.
- Boas Práticas da Rede
As experiências dos professores e outros profissionais da Educação municipal carioca agora podem ser conhecidas por todos na Série para a TV Boas Práticas da Rede, da MultiRio.
Estreia: Fevereiro de 2025
- Próxima Parada: Rio
Você conhece o Rio de Janeiro? Aposto que tem vários lugares que você nem imagina que existem. ? Seja um turista da sua própria cidade, afinal, ela é maravilhosa não à toa!
Estreia: Março de 2025
Parceria conta ainda com formação de professores e cursos para os alunos
A parceria prevê ainda a disponibilização de cursos do Futura e da co.liga (escola de economia criativa da Fundação Roberto Marinho) para estudantes e professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que aderiram ao projeto Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede -, criada e implementada pela MultiRio, iniciativa que incentiva e dá visibilidade às ações e aos trabalhos de jornalismo estudantil realizados na rede de educação da capital fluminense.
Serão ofertados para formação dos professores dois cursos do Futura com foco na produção audiovisual e cidadania digital em sala de aula. Já para os estudantes, os cursos da co.liga vão estimular a inclusão produtiva das juventudes, com formações nas áreas de fotografia, design e multimídia, além enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para desenvolver a cidadania e a melhoria da qualidade da educação na capital do Rio.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.
A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.
Sobre a MultiRio
A MultiRio, empresa de Mídia e Educação ligada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem aprimorado sua missão de integrar novas tecnologias ao ambiente educacional, criando recursos inovadores e transformadores. Com as novas gerações imersas em um mundo digital, a empresa se dedica ao desenvolvimento de mídias digitais educativas que tornam o aprendizado mais envolvente, adaptando o conteúdo às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos da rede pública. Isso inclui vídeos interativos, jogos, podcasts e realidade aumentada, que enriquecem a experiência dos estudantes.
Em 2025, novos desafios estão previstos, com mais escolas e alunos envolvidos em eventos da Unesco, que elegeu o Rio como Capital Mundial do Livro. Todo o investimento busca ampliar as competências dos alunos, como pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades digitais, garantindo que o sistema educacional carioca acompanhe as transformações sociais e tecnológicas e prepare cidadãos para os desafios futuros.