Notícia: Quarta temporada do programa Desafio nas Escolas estreia dia 21 de abril no Canal Futura

Quarta temporada do programa Desafio nas Escolas estreia dia 21 de abril no Canal Futura

Com exibição em rede nacional, alunos do ensino fundamental e médio de colégios públicos do Rio de Janeiro criam projetos inovadores ligados à cultura, sustentabilidade, inovação, saúde e mercado de trabalho com o apoio de especialistas

A série Desafio nas Escolas estreia sua quarta temporada no dia 21 de abril. Ao todo, são quatro episódios inéditos lançados semanalmente às segundas-feiras, às 21h30, no Canal Futura, disponíveis também no Globoplay, com exibição nacional. A série com produção da Araucária Agência Cultural e coprodução do Canal Futura, acompanha estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública do Rio de Janeiro em desafios criativos que extrapolam os limites da sala de aula.  

A cada episódio, uma escola é desafiada a desenvolver projetos ligados à cultura, inovação, sustentabilidade, saúde e mercado de trabalho, com apoio de mentores e especialistas. “Ao longo das temporadas, temos acompanhado histórias que revelam talentos, sonhos e soluções para problemas reais. A série reforça nosso compromisso em valorizar projetos que ampliem o olhar sobre o papel da escola na formação cidadã coletiva”, conta Miguel Colker, sócio-diretor da Araucária. Participam desta temporada:

  • Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, no Caju (1º episódio): os estudantes do Ensino Fundamental I utilizam o teatro como ferramenta de expressão e criatividade, criando uma apresentação inédita que será levada ao palco do 14º FESTU — um dos maiores festivais de teatro do país.
  • Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE, no Andaraí (2º episódio): referência em inovação e tecnologia educacional, a escola vai promover um desafio de empreendedorismo no qual os alunos devem apresentar projetos autorais em um pitching profissional. A atividade conta com mentoria de Pietro Occiuzzi e Anderson Morais, da Agenda Edu by Bemobi, além de avaliação por uma banca de especialistas do mercado.
  • Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz (3º episódio): a escola vai ampliar o alcance do Ab.Ecos, projeto criado por professoras e alunas para a confecção de absorventes reutilizáveis. Conectando sustentabilidade e saúde da mulher, a iniciativa ganha destaque na série por abordar pela primeira vez essa temática tão urgente. Os projetos abordam questões sociais, ambientais e protagonismo estudantil.
  • Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana (4º episódio): com base na experiência prática dos alunos do curso técnico em hospedagem, a escola realiza uma Feira Acadêmica voltada ao autoconhecimento e à orientação profissional. A atividade conta com uma visita técnica ao Hotel Hilton, parceiro do projeto, onde os estudantes conheceram a estrutura do hotel e participaram de um bate-papo com o Gerente Geral, Cedric Nubul, que compartilhou sua trajetória inspiradora — do atendimento à liderança.
A imagem mostra estudantes durante a gravação da quarta temporada da série Desafio Nas Escolas
Estudantes do Colégio Estadual Infante Dom Henrique organizaram uma feira acadêmica durante a participação na série. Foto: Divulgação

Um dos destaques deste ano é Luizinho Meses, ex-aluno participante da segunda temporada do Desafio nas Escolas, que agora retorna como apresentador da série. Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais, Luizinho se conecta com o público por meio de histórias do cotidiano, e sua presença representa a potência do desenvolvimento estudantil promovido pelo projeto — uma trajetória que começa na escola e ganha novas dimensões a partir das oportunidades que a educação oferece. 

“Colocar o Luizinho como apresentador foi uma escolha muito feliz. Queríamos uma pessoa com quem os estudantes das escolas se identificassem e se envolvessem nas atividades”, explica Paulo Dary, diretor do projeto Desafio nas Escolas, que também coordena a produção dos projetos da Araucária Agência Cultural. Em cada instituição de ensino, a comunidade local também se beneficia das ações desenvolvidas pelos alunos, seja através de atividades abertas ao público ou do fomento a discussões entre as famílias. 

"É com grande entusiasmo que trazemos para a tela do Canal Futura o protagonismo transformador de jovens estudantes da rede pública. A série destaca iniciativas inspiradoras, criativas e comprometidas com a construção de uma educação mais participativa. Esperamos que essas histórias motivem outros jovens a se reconhecerem como agentes de mudança em seus próprios contextos escolares”, comemora Mariana Seivalos, supervisora  do Canal Futura. 

Com produção da Araucária Agência Cultural, coprodução do Canal Futura e realização da PDC Produções, a série é apresentada pela Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura. O projeto também conta com patrocínio da Mosaico, Dataprev, Multiterminais, Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi e Hilton Copacabana. São apoiadores a SIS Swiss International School, Domingues e Pinho Contadores, Parceiros da Educação, Itabus e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

“Ao apoiar essa iniciativa, a Multiterminais reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ações que promovem uma educação pública de qualidade. Acreditamos que a educação é um pilar essencial da sustentabilidade, e iniciativas como essa geram transformação real no ambiente educativo, incentivando os jovens a criarem soluções que impactam positivamente o espaço escolar e o futuro coletivo”, compartilha Luiz Henrique Carneiro, diretor-presidente da Multiterminais Logística Integrada. 

“Fazer parte desse projeto que estimula jovens talentos a explorarem a tecnologia, a sustentabilidade e a criatividade está totalmente alinhado com o nosso propósito. Aqui no Grupo OLX, atuamos no presente de olho no futuro e aprendemos todos os dias. É inspirador ver ideias nascendo tão cedo e saber que estamos contribuindo para formar uma geração mais consciente, inovadora e preparada para os desafios do amanhã”, diz Sanny Manhães, gerente de Marca e Comunicação do Grupo OLX.

“Esse projeto é muito especial, porque os ensinos fundamental e médio são a base para um futuro extraordinário na vida de qualquer jovem. E nós, como grupo de educação superior, sabemos bem disso. Para o Instituto Yduqs, é fundamental contribuir com iniciativas como essa, que aproximam os jovens do universo acadêmico e do mercado de trabalho. Com o apoio dos docentes da Estácio, de estudantes e de ferramentas como o nosso teste vocacional do Enem Action, ajudamos esses alunos a fazerem escolhas mais conscientes sobre o seu futuro. A parceria com o programa Desafio nas Escolas, e especialmente com o Colégio Estadual Infante Dom Henrique e a agência Araucária, reforça nosso compromisso com uma educação transformadora desde o início da jornada estudantil", afirma Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Ao valorizar a educação pública por meio de experiências criativas e de impacto, Desafio nas Escolas se reinventa a cada temporada com o objetivo de subverter a narrativa de que o ensino público é limitado. A série é uma forma de mostrar que aprender também pode ser um ato de transformação coletiva.

A imagem mostra estudantes durante a gravação da quarta temporada da série Desafio Nas Escolas
Estudantes do Colégio Estadual Erich Walter Heine organizaram uma grande produção de absorventes reutilizáveis dentro da instituição. Foto: Divulgação

Sobre a Araucária Agência Cultural

Criada em 2009, a Araucária Agência Cultural, dirigida por Miguel Colker, desenvolve projetos socioculturais com objetivos conectados a transformações sociais, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento de suas ações. É também produtora de projetos como o Presença Festival e realizadora do HACKTUDO - Festival de Cultura Digital. 

Sobre o Canal Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.

Apoios e patrocínios

A quarta temporada do Desafio Nas Escolas é apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. 

  • Patrocínio: Mosaico, Dataprev, Multiterminais, Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi, Hilton Copacabana, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
  • Apoio: SIS Swiss International School, Domingues e Pinho Contadores e Parceiros da Educação.
  • Apoio de Mídia: Itabus.
  • Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
  • Coprodução: Canal Futura
  • Produção: Araucária Agência Cultural
  • Correalização: Futuro pela Educação
  • Realização: PDC

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?