Segunda temporada da série “Ciência Para Todos” estreia em novembro no Futura
Compartilhar
No dia 27/11, às 20h30, série de 13 episódios em parceria com a Fapesp traz temas que vão de Covid-19 a revolução quântica
Tornar a ciência um assunto fácil, mostrar sua força e presença no dia a dia das pessoas. Esta é a proposta da série “Ciência para Todos”, cuja 2ª temporada estreia dia 27/11 (segunda-feira), às 20h30, no Canal Futura. Com 13 episódios semanais, cada um com cerca de 15 minutos, o programa traz entrevistas com pesquisadores e o público em geral sobre os impactos sociais e econômicos das pesquisas científicas e tecnológicas apresentadas, todas financiadas pela Fapesp, e reforçam o valor da ciência e da pesquisa brasileira para o desenvolvimento do país. A produção foi realizada com a Trupe Filmes e a série será exibida até fevereiro de 2024.
Entre os temas desta nova temporada do “Ciência Para Todos”, estão a busca por uma vacina para a Covid-19, um novo tratamento de combate ao câncer, o impacto da inteligência artificial no cotidiano das pessoas, transplantes de órgãos entre diferentes espécies, estudos sobre os povos originários da Amazônia e a oportunidades oferecidas pelo avanço da física quântica. Pesquisadores da Unicamp, USP, Instituto Butantan, FGV-SP, Museu Paulista, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e UNESP estão entre os entrevistados.
A série “Ciência Para Todos” faz parte da parceria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com a Fundação Roberto Marinho, que abrange diversas iniciativas com o objetivo de estimular o interesse pela ciência, divulgar resultados de pesquisa e fortalecer e valorizar a educação e educadores em diversas frentes, da educação básica à universitária, sempre oferecendo conteúdo de qualidade e interessante para todas as idades. A parceria Fapesp-FRM contempla outras ações que vão acontecer no mesmo dia 27 de novembro: a cerimônia de premiação do Prêmio Ciência Para Todos e o lançamento da midiateca co.educa. A parceria inclui ainda o edital Comunicar Ciência (para pesquisadores e estudantes universitários).
Confira abaixo a agenda da nova temporada da série “Ciência Para Todos”, que será exibida semanalmente nas segundas-feiras, às 20h30, a partir do dia 27/11:
27/11 – A jornada da CoronaVac
Na busca por uma vacina capaz de frear a maior crise sanitária do século, o Instituto Butantan firmou parcerias, realizou diversos testes e produziu a primeira vacina do Brasil.
04/12 – Agricultura e Carbono
Com o crescimento populacional, o Brasil precisa aumentar a produção de alimentos. Métodos inovadores de agricultura que não causem danos ambientais se apresentam como soluções.
11/12 – O Museu do Ipiranga Revive
Após o fechamento do Museu do Ipiranga em 2013, um longo processo de restauração, que aliou arte e ciência, foi fundamental para a sua reabertura quase uma década depois.
25/12 – Cidades e Sustentabilidade
A produção de alimentos, água e energia influi nas mudanças climáticas, de modo que, melhorar a administração desses fatores é essencial para tornar as cidades mais sustentáveis.
01/01/2024 – Biotecnologia e Sustentabilidade
Para diminuir o impacto ambiental de certas indústrias, a biotecnologia permite descobrir e estudar novas enzimas, tornando processos industriais mais sustentáveis.
08/01 – Povos Originários da Amazônia
Por muito tempo se pensou que a Amazônia era uma terra sem gente a ser ocupada, mas pesquisas arqueológicas comprovam que ela foi bastante povoada muito antes da invasão europeia.
15/01 – Combate ao Câncer
Um novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente.
22/01 – O Desafio da COVID
Quando a COVID-19 pegou o mundo de surpresa e exigiu respostas rápidas, a FAPESP lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e buscar soluções de saúde pública.
29/01 – Medicamentos Biológicos
Biofármacos são medicamentos feitos com substâncias biológicas, como proteínas e anticorpos. A UNESP abrigará uma fábrica desses produtos que será fundamental para o nosso país.
05/02 – Inteligência Artificial
Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela FAPESP e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.
12/02 – Transplantes entre diferentes espécies
A escassez de órgãos humanos disponíveis para transplante pode encontrar uma solução na modificação genética aprimorada que possibilita o transplante entre espécies diferentes.
19/02 – Biodiversidade Ameaçada
Serviços ecossistêmicos são benefícios que obtemos da natureza, como alimentos e água. A perda de biodiversidade compromete a oferta desses serviços e ameaça nossa existência.
26/02 – A Revolução Quântica
A física quântica estuda a natureza das menores coisas que conhecemos, como átomos e partículas. O conhecimento desse mundo de leis próprias tem gerado grandes avanços científicos.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
• Net e Claro TV – 534 HD e 34
• Sky – 434 HD e 34
• Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
• Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do
Estado, a FAPESP apoia a pesquisa, a formação de recursos humanos, a inovação e a divulgação da ciência e da inovação produzida em São Paulo.