Podcast: Religiosidade, mídia e representação

Como desdobramento do fórum de escuta Projeto Consciência Negra, realizado pelo Canal Futura, nasce o podcast Reconhecer e Reparar.

No desejo de somar ao debate sobre racismo estrutural na sociedade brasileira, reunimos diversas organizações do movimento negro para conversar sobre temas fundamentais para a construção de uma outra sociedade possível: uma sociedade antirracista.

Apresentação: Leonne Gabriel.

Entrevistados:

Igor Travassos - Comunicador, roteirista, realizador audiovisual, ativista do movimento negro e assessor parlamentar.

Flávia Pinto - Socióloga, palestrante, escritora, dirigente da Casa do Perdão.

Midiã Noelle - Fundadora da iniciativa Commbne (comunicação baseada em inovação, raça e etnia) e colaboradora Perifa Connection. Jornalista, Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Vera Baroni - Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco. Iyàbassè do Ilê Obá Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara, Advogada Sanitarista, Ativista dos Direitos Humanos, Coordenadora Executiva Colegiada da Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco e Coordenadora da Uiala Mukaji, Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco.

6º episódio: Por que as religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, sofrem por perseguições e recorrentemente são alvos de discriminação? Nesse último episódio do nosso podcast, através do olhar para nossa história, refletiremos as origens da violência contra esses cultos e como, a partir de tentativas de embranquecimento e apagamento das populações negras, as representações na mídia se constroem a partir de perspectivas coloniais.