Notícia: Confira o que rolou na implementação da Maleta Conviver em março

Confira o que rolou na implementação da Maleta Conviver em março

A Maleta Conviver continua inspirando encontros e diálogos por todo o Brasil! Durante o mês de março, o projeto gerou reflexões importantes sobre saúde mental, empatia, igualdade e bem viver. Confira as últimas ações realizadas pelas instituições parceiras.

A Associação Comunidade Quilombola Mucambo, em Santa Cruz de Goiás (GO), promoveu um encontro da equipe local da Maleta Conviver. Foi um sábado marcado por boas ideias e muito entusiasmo. As futuras ações da Maleta Conviver foram pensadas de acordo com a realidade do território, em um momento de escuta, troca e fortalecimento coletivo.

Imagem mostra implementação da Maleta Conviver por instituição parceira em março de 2025

Também em Santa Cruz de Goiás (GO), o CESARC realizou uma ação com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em torno do tema “Saúde Mental em Tempos de Exposição Digital”. A atividade contou dinâmicas seguidas por uma roda de conversa em que os adolescentes exploraram emoções e sentimentos. A partir de uma personagem fictícia, a jovem Mariana que está enfrentando desafios emocionais, os grupos propuseram estratégias de apoio e escreveram cartas anônimas de acolhimento. A ação teve apoio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do CRAS, que somaram forças por meio do Programa Saúde na Escola.

Indo para o Norte do país, em Ananindeua (PA), a organização Mocambo Movimento Negro do Pará, fez uma apresentação dos materiais do projeto Maleta Conviver, que vão ser adotados em atividades da instituição.
 

Imagem mostra implementação da Maleta Conviver por instituição parceira em março de 2025

No Rio de Janeiro (RJ), o CIEP 382 - Aspirante Francisco Mega desenvolveu o projeto “Mulheres, sejam fortes e corajosas!”, com apoio do conteúdo da Maleta Conviver. A iniciativa estimula a reflexão sobre igualdade de gênero, medidas de alerta contra relações abusivas e a prevenção da violência contra a mulher. A proposta do projeto é valorizar as diferenças e combater os preconceitos. 

Imagem mostra implementação da Maleta Conviver por instituição parceira em março de 2025

Sobre a Maleta Conviver

Inspirada na potência que surge dos encontros plurais, a Maleta Conviver reúne uma curadoria de produção audiovisual do Futura e materiais complementares que são utilizados por instituições de todo Brasil em suas próprias atividades, promovendo ações locais e multiplicando o alcance e a potência do projeto. A iniciativa propõe uma reflexão sobre as desigualdades econômicas, a falta de garantia de direitos fundamentais, a proliferação de doenças, a crise de saúde emocional, os desastres ambientais e os casos de violência oriundos de conflitos ideológicos e religiosos, buscando alternativas em resposta aos devastadores efeitos das mudanças climáticas, às crescentes marginalizações e violências sociais. Atualmente, existem 464 instituições parceiras que participam do projeto Maleta Conviver. São organizações de referência e que atuam em rede, distribuídas em 21 estados + Distrito Federal.

Para saber mais sobre essas ações, acesse o relatório de experiências da Maleta Conviver e para saber mais sobre a Maleta Conviver acesse a página do projeto no site do Canal Futura.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?