Notícia: Fundação Roberto Marinho e Instituto Cultne firmam parceria

Fundação Roberto Marinho e Instituto Cultne firmam parceria

Esta segunda-feira, 11 de novembro, começa de forma especial para duas instituições que prezam pela preservação e divulgação da cultura negra em nosso país: o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, recebeu, em nossa sede, o presidente do Instituto Cultne, Carlos Roberto Medeiros, que celebrou muito a parceria com a FRM.  O Instituto Cultne é uma organização sem fins lucrativos dedicada à memória e história da população negra.

O presidente do Instituto Cultne, Carlos Roberto Medeiros, assina o termo de parceria com a FRM.
O presidente do Instituto Cultne, Carlos Roberto Medeiros, assina o termo de parceria com a FRM.

O encontro permitiu uma troca de conhecimentos e experiências entre as duas instituições, e o Canal Futura também compartilhou recursos técnicos com o Instituto Cultne, que mantém a Cultne TV.

Essa ação reforça os valores e o compromisso do Futura em valorizar uma sociedade mais igualitária e justa, onde uma educação antirracista deve ser prioridade. Carlos Medeiros destacou em sua fala a importância de o Grupo Globo ter avançado na defesa das pautas do movimento negro. “Um acordo com a FRM é muito relevante porque nós já temos um trabalho realizado e vamos expandir a nossa visibilidade”, complementa Carlos Medeiros. João Alegria também comemorou a integração entre as instituições e falou sobre o pioneirismo da Cultne.TV: “Esperamos que haja muito conteúdo novo para alimentar esse canal, e convido todos para acompanhar uma programação que desde 1980 revela um extenso material sobre a cultura negra brasileira”.

De acordo com informações divulgadas em seu site, o Instituto Cultne é uma organização que tem como base o seu extenso acervo de cultura e produção intelectual negra, criado a partir de 1980. Seus pilares de atuação são as áreas da Memória e História Pública, Cultura, Educação e Comunicação. O Acervo Cultne atua na formação da ampla consciência sobre a defesa do direito à memória e à história antirracista no Brasil.

Diversas pessoas reunidas, lado a lado, sorrindo para quem as fotografa. Ao fundo, uma estante com livros.
Colaboradoras(es) da FRM com João Alegria e Carlos Roberto Medeiros, após assinatura de parceria entre a FRM e o Instituto Cultne.

Já o Canal Futura tem dezenas de títulos dedicados à cultura negra, entre eles Preto Tá Na Moda, Reconhecer e Reparar, Coleção Antirracista e A Cor da Cultura, um amplo projeto que representa uma aliança para promoção da educação antirracista, por meio de um conjunto de ações de educação para relações étnico-raciais (ERER), que integra mobilização, comunicação, audiovisual, formação de educadores e materiais educativos.

A Cultne.TV conta com uma programação 100% dedicada à cultura negra. É uma plataforma de streaming e um app de celular com programação ao vivo, que traz entretenimento, música, esporte, educação, movimentos sociais, religião, comunicação, saúde e conteúdos especiais.