Confira o que rolou na implementação da Maleta Conviver em dezembro, janeiro e fevereiro
Compartilhar
A Maleta Conviver continua seguindo viagem pelo Brasil durante as férias. O conteúdo do projeto está sendo utilizado em reuniões, oficinas e muitas atividades que inspiram diálogos e reflexões. Confira a seguir o que foi feito pelas instituições parceiras nos últimos meses.
Em Lagoa de Itaenga (PE), o Projeto Tou Ligado, realizado no Cineteatro do Geração Futuro, está aproveitando bastante a Maleta Conviver em sua programação. Em fevereiro, os adolescentes da instituição participaram de uma roda de diálogo para discutir temáticas fundamentais como sexualidade, racismo e combate ao bullying.

A Casa Lar Estrela, em Mariana (MG), inaugurou as atividades de 2025 em janeiro. O primeiro encontro do ano contou com o apoio do material da Maleta Conviver e proporcionou momentos de trocas e aprendizados. As reflexões tiveram como foco a importância de olhar para si mesmo e para o outro, reforçando o valor do convívio e do autoconhecimento.
Em Linhares (ES), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) também voltou às atividades em janeiro, oferecendo oficinas voltadas para jovens de 15 a 24 anos. Como parte da programação da instituição, os participantes exploraram os conteúdos da Maleta Conviver e utilizaram o Jogo Conviver como ponto de partida para reflexões e debates.

Como parte do encerramento de 2024, em dezembro, os alunos do CIEP 382 - Aspirante Francisco Mega, do Rio de Janeiro (RJ), participaram de um bate papo sobre a importância da representatividade negra na história do Brasil. Os educadores usaram o jogo Conviver e a playlist do projeto para estimular o debate. A dinâmica também contou com a construção de um mural expositivo.
Os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas na Fundação CASA Jacarandá em Franco da Rocha (SP) participaram de uma atividade que usou o Jogo Conviver como base para reflexões e bate-papo. No encontro foram trabalhados temas como questões étnico-raciais, infâncias, acessibilidade e inclusão. "Temas super importantes para a construção de uma boa convivência em sociedade", comenta a arte-educadora Chai Odisseiana, responsável pela atividade.

Sobre a Maleta Conviver
Inspirada na potência que surge dos encontros plurais, a Maleta Conviver reúne uma curadoria de produção audiovisual do Futura e materiais complementares que são utilizados por instituições de todo Brasil em suas próprias atividades, promovendo ações locais e multiplicando o alcance e a potência do projeto. A iniciativa propõe uma reflexão sobre as desigualdades econômicas, a falta de garantia de direitos fundamentais, a proliferação de doenças, a crise de saúde emocional, os desastres ambientais e os casos de violência oriundos de conflitos ideológicos e religiosos, buscando alternativas em resposta aos devastadores efeitos das mudanças climáticas, às crescentes marginalizações e violências sociais. Atualmente, existem 464 instituições parceiras que participam do projeto Maleta Conviver. São organizações de referência e que atuam em rede, distribuídas em 21 estados + Distrito Federal.
Para saber mais sobre essas ações, acesse o relatório de experiências da Maleta Conviver e para saber mais sobre a Maleta Conviver acesse a página do projeto no site do Canal Futura.