Notícia: Casa Darcy Ribeiro celebra 102 anos do antropólogo com grande programação

Casa Darcy Ribeiro celebra 102 anos do antropólogo com grande programação

No último sábado (26), o antropólogo, educador e romancista Darcy Ribeiro completaria 102 anos. Para celebrar a data, a Casa Darcy Ribeiro, inaugurada em junho em Maricá, criou uma programação especial de aniversário cheia de atrações: palestra, visita guiada, apresentação de teatro e até um show de rock, comandado por Toni Platão.

Coube ao professor Aníbal Gouvea Junior –  nomeado nos anos 1980 diretor do primeiro CIEP criado no país pela política educacional comandada por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro – abrir a programação no dia 26. “Vida Darcy” foi o título da palestra que o professor apresentou, com a mediação da também professora Rita Rosa.

“Revisitamos a trajetória de Darcy, destacando sua atuação revolucionária na inclusão social e no desenvolvimento integral de crianças, temas centrais em seu projeto de educação. Ao reviver as diversas "peles" de Darcy – como antropólogo, educador, político e visionário – oferecemos um olhar inspirador sobre sua influência transformadora na educação e na sociedade brasileira, impactando gerações e comunidades inteiras”, explica Aníbal Gouvea Júnior.

Pessoas adultas reunidas em uma sala, sentadas em círculo.
Aníbal Gouvea Junior (de branco, à esquerda) e Rita Rosa (à sua direita), durante a palestra “Vida Darcy”.

A celebração dessa data tão simbólica trouxe muitas novidades para o público: às 14h, a Fundação Roberto Marinho assinou um termo de cooperação técnica com o Circo Crescer e Viver, organização social responsável pela gestão da Casa Darcy Ribeiro, com o objetivo de colaborar com os programas educacionais e culturais oferecidos pelo espaço.

Este intercâmbio de experiências e conteúdos irá fortalecer ações conjuntas na formação de professores, formação e inclusão produtiva de jovens, licenciamento e produção de conteúdos diversos. Além disso, a FRM vai disponibilizar projetos que desenvolve atualmente, que vão, por exemplo, desde a programação do Canal Futura até a plataforma co.educa, voltada para professores e estudantes de todo o pais.

Quatro pessoas estão de pé, durante a assinatura de um documento sobre uma mesa de madeira.
Junior Perim (à esquerda), diretor-presidente do Crescer e Viver, e João Alegria (à sua direita), secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, durante a assinatura do termo de cooperação técnica com o Circo Crescer e Viver.

“A Fundação Roberto Marinho entende Cultura e Educação de forma associada, e, dessa forma, a parceria com o Museu Casa Darcy Ribeiro vem reforçar o compromisso da Fundação com a educação e vai apoiar as ações educativas do Museu no território em uma construção coletiva junto com educadores e a partir de metodologias socioeducativas fortemente atravessada pelos fazeres da cultura local, destaca a superintendente de projetos da FRM, Deca Farroco.

Também foi assinado, no evento de sábado, um Termo de Cooperação Técnica entre o Crescer e Viver e a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), com o objetivo de estabelecer o Museu como um centro de produção e difusão de conhecimento, usando a obra e o legado de Darcy Ribeiro para posicionar Maricá no centro do debate sobre cidades criativas oferecer oportunidades para diversos públicos.

Depois da assinatura dos Termos, o público assistiu à inauguração da escultura 3D em realidade aumentada do homenageado do dia. Imperdível! Na sequência, aconteceu uma visita mediada aos espaços da Casa, projetada pelo genial Oscar Niemeyer. Na volta, o público conferiu outra homenagem, esta, em forma de espetáculo teatral, a mais um grande nome da educação brasileira: “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, interpretada pelo ator Ricardo Riguetti

A comemoração pelos 102 anos de Darcy Ribeiro foi encerrada com o show acústico “ROCKBAILE, a cargo de Toni Platão e da Banda Versorium”.

Cinco musicistas estão sentados, se apresentando. Ao fundo, o mar.
Toni Platão e da Banda Versorium, no encerramento da celebração em homenagem a Darcy Ribeiro.

Serviço

Programação de Aniversário de Darcy Ribeiro

  • Local: Casa Darcy Ribeiro (Rua Darcy Ribeiro, 395, Cordeirinho, Maricá)
  • Horário: a partir das 10h
  • Classificação livre e entrada gratuita 

Programação

10h - Palestra: “VIVA DARCY” (com o professor Aníbal Teixeira Júnior e mediação da professora Rita Rosa);
14h - Assinatura de Termos de Cooperação Técnica com a Fundação Darcy Ribeiro e com a Fundação Roberto Marinho;
14h30 - Inauguração da Escultura 3D em realidade aumentada de Darcy Ribeiro;
14h45 - Visita Mediada ao Expositivo com os convidados e público espontâneo;
16h - Atração Teatral: PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA;
17h30 - Atração Musical: ROCKBAILE COM TONI PLATÃO E BANDA VERSORIUM (ACÚSTICO);
19h – Encerramento.

Sobre Casa Darcy Ribeiro

O Museu Casa Darcy Ribeiro é um equipamento de cultura inovador para a cidade de Maricá e para o Brasil. Inaugurado pela Prefeitura de Maricá e pela CODEMAR, em junho, o museu tem como pilar simbólico e conceitual a construção de um espaço que traz a dimensão afetiva da relação com a casa e com o quintal aberto, como o lugar da maturação dos sonhos e das utopias. O objetivo é desafiar as noções excludentes do que é e do que pode ser considerado um museu, uma exposição, um espaço voltado para arte, cultura e educação.

Com uma curadoria ousada, perspicaz e lúdica - que carrega a assinatura de Gringo Cardia -, a Casa Darcy Ribeiro junta arte, tecnologia e fragmentos da vida multifacetada de Darcy Ribeiro para pensar o Brasil e o seu povo, incorporando a leitura dos povos originários, da juventude engajada na cena do rap e da poesia, além das vozes de outros novos atores do debate.

O museu fica na Rua Darcy Ribeiro 395, em Cordeirinho (Maricá), e a entrada é gratuita. É possível agendar visitas mediadas para grupos escolares, entre outros. A Casa Darcy Ribeiro está aberta ao público de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e fins de semana e feriados, das 11h às 18h.

Sobre o Circo Crescer e Viver

Somos um circo social que junta pessoas para inventar histórias individuais e fazer do encontro o trampolim para saltos coletivos.
Estamos instalados na Cidade Nova há 20 anos, bem no Centro do Rio de Janeiro. Costumamos dizer que o nosso coração é o Programa de Circo Social. Através dele colocamos nosso propósito em prática todos os dias: impactamos vidas e transformamos o contexto de centenas de crianças, adolescentes e jovens usando a arte circense como ferramenta pedagógica.

Somos um centro de referência circense e equipamento sociocultural ativo que atua em todos os elos da cadeia produtiva: criamos e apresentamos espetáculos autorais; promovemos residências e intercâmbios artísticos; e realizamos mostras, festivais e temporadas com artistas, grupos e companhias circenses nacionais e internacionais.
Nosso circo é uma organização com vocação territorial. Através de ações comunitárias e do Programa de Circo Social impactamos milhares de famílias do nosso entorno imediato. Usamos inteligência de dados para identificar as principais dores de nossos vizinhos, e agimos para enfrentar os desafios.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade.

Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade.

Com o Canal Futura fomenta uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam a todo o pais.