Passagens da Independência estreia no Futura
Compartilhar
Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, estreia no Futura “Passagens da Independência”. Com 10 episódios de 1 minuto cada, a série apresenta histórias de personalidades brasileiras envolvidas na Independência e que deram nome a ruas e avenidas em várias cidades do país.
Através da animação de pinturas da época e técnicas de colagem digital, Passagens da Independência aborta o importante momento histórico e cultural em que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e passou a ser uma colônia independente. Cada episódio apresenta um personagem diferente, que dá nome de ruas e avenidas em estados como BA,ES,GO,MG,PA,PR, RJ,SC e SP.
Estreia dia 7 setembro, durante os intervalos no Futura ou quando quiser no Globoplay.
![Imagem de personagens históricos do Brasil e os dizeres "Passagem da Independência"](https://d3un0zjblgkxzb.cloudfront.net/drupal/public/styles/imagem_paragraph_foto/public/media/image/2023-04/ep1_001-1536x864.jpg.jpeg?VersionId=14LbFBFOuIvJyeLAyong2sFA7jx.1ogO&itok=mu9cfmiY)
Passagens da Independência
Série sobre os 200 anos da Independência do Brasil, onde apresenta histórias de personalidades brasileiras envolvidas na Independência e que deram nome a ruas e avenidas em várias cidades do país.
Imperatriz Leopoldina e D. Pedro I
Imperatriz Leopoldina, primeira mulher de D. Pedro I, considerada a principal articuladora do processo de independência. D. Pedro I – Imperador que declarou a Independência em 7 de setembro de 1822.
- Maria Quitéria
Primeira mulher a entrar para as forças armadas brasileiras, que se ingressou no regimento de artilharia disfarçada de soldado Medeiros. Foi reconhecida por D. Pedro I como heroína da Independência.
- Frei Caneca
Religioso, pensador de ideais republicanas e libertárias. Um dos líderes da Revolução Pernambucana contra a dominação portuguesa em 1817, que contribuiu para o processo de Independência em 1822.
- José Bonifácio
Um dos maiores estadistas brasileiros. Patrono oficial da Independência do Brasil, teve um papel importante ao aconselhar D. Pedro I em todo processo.
- Joana Angélica
Religiosa que morreu lutando no confronto com os portugueses, que invadiram o convento da Lapa, em Salvador no processo da Independência do Brasil. Declarada Heroína da Pátria Brasileira.
- Cipriano Barata
Acusado de tramar a Independência do Brasil nas ruas de Salvador, também atuou nas Cortes de Lisboa, como deputado eleito pela Bahia.
- Maria Felipa
Marisqueira da Ilha de Itaparica, que lutou bravamente liderando um grupo de mulheres contra os portugueses que decidiram ocupar a ilha militarmente.
- Bárbara de Alencar
Avó do escritor José de Alencar. Atuou politicamente, liderando, com os filhos, a adesão do Ceará à Revolução Pernambucana. Considerada a primeira presa política do Brasil.
- Evaristo da Veiga
Poeta e jornalista, autor da letra do Hino da Independência, musicada pelo maestro Marcos Antônio Portugal. Na política, destacou-se na Câmara dos Deputados e foi reeleito três vezes em Minas Gerais.
- Tapuios
No Grão Pará, Tapuios era a nomeação de indígenas de diferentes nações que foram aculturadas. Durante a Independência, se apropriaram de ideias relacionadas à liberdade, participação e autonomia.
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter