Notícia: Passagens da Independência estreia no Futura

Passagens da Independência estreia no Futura

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, estreia no Futura “Passagens da Independência”. Com 10 episódios de 1 minuto cada, a série apresenta histórias de personalidades brasileiras envolvidas na Independência e que deram nome a ruas e avenidas em várias cidades do país.

Através da animação de pinturas da época e técnicas de colagem digital, Passagens da Independência aborta o importante momento histórico e cultural em que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e passou a ser uma colônia independente. Cada episódio apresenta um personagem diferente, que dá nome de ruas e avenidas em estados como BA,ES,GO,MG,PA,PR, RJ,SC e SP.

Estreia dia 7 setembro, durante os intervalos no Futura ou quando quiser no Globoplay.

Imagem de personagens históricos do Brasil e os dizeres "Passagem da Independência"

Passagens da Independência

Série sobre os 200 anos da Independência do Brasil, onde apresenta histórias de personalidades brasileiras envolvidas na Independência e que deram nome a ruas e avenidas em várias cidades do país.

Imperatriz Leopoldina e D. Pedro I
Imperatriz Leopoldina, primeira mulher de D. Pedro I, considerada a principal articuladora do processo de independência. D. Pedro I – Imperador que declarou a Independência em 7 de setembro de 1822.

  • Maria Quitéria

Primeira mulher a entrar para as forças armadas brasileiras, que se ingressou no regimento de artilharia disfarçada de soldado Medeiros. Foi reconhecida por D. Pedro I como heroína da Independência.

  • Frei Caneca

Religioso, pensador de ideais republicanas e libertárias. Um dos líderes da Revolução Pernambucana contra a dominação portuguesa em 1817, que contribuiu para o processo de Independência em 1822.

  • José Bonifácio

Um dos maiores estadistas brasileiros. Patrono oficial da Independência do Brasil, teve um papel importante ao aconselhar D. Pedro I em todo processo.

  • Joana Angélica

Religiosa que morreu lutando no confronto com os portugueses, que invadiram o convento da Lapa, em Salvador no processo da Independência do Brasil. Declarada Heroína da Pátria Brasileira.

  • Cipriano Barata

Acusado de tramar a Independência do Brasil nas ruas de Salvador, também atuou nas Cortes de Lisboa, como deputado eleito pela Bahia.

  • Maria Felipa

Marisqueira da Ilha de Itaparica, que lutou bravamente liderando um grupo de mulheres contra os portugueses que decidiram ocupar a ilha militarmente.

  • Bárbara de Alencar

Avó do escritor José de Alencar. Atuou politicamente, liderando, com os filhos, a adesão do Ceará à Revolução Pernambucana. Considerada a primeira presa política do Brasil.

  • Evaristo da Veiga

Poeta e jornalista, autor da letra do Hino da Independência, musicada pelo maestro Marcos Antônio Portugal. Na política, destacou-se na Câmara dos Deputados e foi reeleito três vezes em Minas Gerais.

  • Tapuios

No Grão Pará, Tapuios era a nomeação de indígenas de diferentes nações que foram aculturadas. Durante a Independência, se apropriaram de ideias relacionadas à liberdade, participação e autonomia.

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?