Artigo: Neurociência e Educação

Sobre o curso

Este curso é fruto da parceria entre a Fundação Roberto Marinho/Futura e o Serviço Social da Indústria (SESI). Em 2022, o SESI publicou o livro Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem, escrito com base no diálogo entre uma neurocientista e uma educadora. As autoras apresentam 12 princípios da Neurociência que contribuem para fundamentar um ensino inovador que potencialize a aprendizagem e 48 indicações para o professor aplicar esses princípios na sala de aula.

O livro foi escrito com linguagem acessível, a partir da análise de 840 estudos e pesquisas do campo da Neurociência realizados em 51 países. Sua leitura é um passo essencial para que professores possam inovar nas estratégias pedagógicas, estudantes consigam escolher práticas de estudo mais efetivas, pais criem condições mais favoráveis para a aprendizagem, e gestores usem evidências científicas para embasar políticas públicas que causem verdadeiro impacto no desempenho escolar. 

O livro inspirou a elaboração do presente curso e está disponível para download aqui.

Apresentação

Por que é importante para educadores e educadoras conhecerem sobre Neurociência?

Não há uma única, tampouco completa, resposta para essa pergunta. Este curso propõe mostrar caminhos para refletir sobre a importância da Neurociência na Educação.

Quanto e em que medida saber sobre Neurociência pode ajudar na Educação? Aqui podemos lhe oferecer o norteador: com muito cuidado e grande humildade. Entendendo que o campo do conhecimento da Neurociência é vasto e inovador,  estamos lhe fornecendo, com este curso, elementos introdutórios e centrais que possam fazer sentido e contribuir para sua prática pedagógica. O recorte feito e a forma de abordagem dos módulos deste minicurso tem como objetivo apontar quais os conceitos básicos que precisam figurar, de forma coerente e responsável, no seu repertório quando se fala sobre o ‘cérebro’. A medida deve ser sempre a da humildade.

Saber o que não se sabe é o passo necessário para aprender. E aprender conceitos básicos sobre Neurociência poderá lhe conferir uma visão mais abrangente de como aprendemos. Uma visão ampla lhe conferirá possibilidades para trilhar caminhos diversos, utilizar estratégias e abordagens mais eficazes e conhecer mais a fundo processos de ordem biológica que regem a aprendizagem. Este minicurso lhe oferece passos iniciais nessa jornada.

Este curso é fruto da parceria entre a Fundação Roberto Marinho/Futura e SESI-DN.

Objetivos Gerais

  • Conhecer as interfaces entre Neurociência e Educação
  • Compreender sobre como nosso cérebro aprende
  • Identificar o que nos leva a aprender
  • Compreender como permanecemos envolvidos no aprender