Notícia: Curso online "Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas"

Curso online "Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas"

Incluir para transformar

"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" - Artigo 205 da Constituição Federal.

É no sentido do que determina a nossa constituição que a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o SENAI, disponibiliza mais um curso online e gratuito, dedicado ao permanente processo de formação de professoras e professores: Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas.

Comece o curso Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todas e todos, que implicam múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão das(os) estudantes e seu engajamento.

A Tecnologia Assistiva (T.A.) engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovam a funcionalidade e a participação de pessoas com necessidades específicas com autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Para Eduardo Cardoso, professor, arquiteto, urbanista e um dos desenvolvedores do curso, a pluralidade de áreas profissionais representadas no grupo das pessoas que definiram e conceberam o percurso formativo é um dos aspectos que contribuíram para tornar o conteúdo mais interessante e rico: "Para compor a equipe e trazer diferentes aportes e percepções sobre o desenho universal para aprendizagem e a tecnologia assistiva nas escolas, escolhemos profissionais de diversas áreas. O grupo é composto por educadora, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e designer".

Aspas

A ideia foi cruzar essas diferentes percepções no contexto das salas de aula, pensando nas mais diversas formas de representação, expressão e engajamento pelos estudantes.


Aspas

Por uma educação transformadora

Por meio dos 6 módulos que compõem o curso, professores poderão refletir sobre o valor das diferenças no processo de ensino-aprendizagem, compreender e aplicar a Tecnologia Assistiva como um conjunto de ferramentas e estratégias que favorecem o acesso e a inclusão de estudantes com deficiência frente aos desafios de um currículo para todas e todos.

E mais: debater sobre avaliação, identificação de desafios e construção de soluções acessíveis no contexto escolar, conhecer e aplicar múltiplos formatos de produção e acesso a conteúdos. Por exemplo: linguagem simples, comunicação aumentativa e alternativa, recursos de acesso ao computador, audiodescrição, Libras e legendas descritivas (LSE).

De educadores para educadores

O curso Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas foi concebido pelas mãos e mentes dos seguintes educadores:

Rita Bersch: Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA. Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.

Daianne Martins: Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação.

Michelle Apellanis Borges: Fonoaudióloga; Especialista em Disfagia, Linguagem e Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO; Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol, PODD e PECS;  Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Fonoaudióloga, professora e colaboradora da Assistiva Tecnologia e Educação.

Renata Costa de Sá Bonotto: Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo. Participou do Fellowship em Educação Inclusiva junto à Universidade de Vermont/EUA como parte do ADA Fellowship Program. Membro da ISAAC-International (Society for Augmentative and Alternative Communication) e da ISAAC-Brasil e uma das fundadoras da Associação Comunicatea. Atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa e como professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação.

Eduardo Cardoso: Professor Adjunto na UFRGS - Arquiteto e Urbanista – UNISINOS; Doutor e mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela UFRGS; Especialista em Tradução Audiovisual Acessível - Audiodescrição - UECE; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design - PgDesign e Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica nos Cursos de Graduação em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pesquisa na área de Acessibilidade na Comunicação nos contextos de: educação inclusiva; mediação cultural acessível; e divulgação institucional acessível. Coordena o Grupo de Pesquisa COM Acesso - Comunicação Acessível - UFRGS.

Sobre o curso Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas

  • Categoria: Educação
  • Subcategoria: Formação profissional
  • Processos: 6 módulos
  • Duração: 10 horas

Para mais informações sobre o curso Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas, clique aqui.