Notícia: Enem ou Encceja? Saiba como obter o certificado do Ensino Médio

Enem ou Encceja? Saiba como obter o certificado do Ensino Médio

A conclusão do Ensino Médio é bastante importante na vida de todas e todos. No entanto, muitos jovens não conseguem concluir essa etapa durante o ensino regular. Para essas situações, é necessário que outras soluções estejam à disposição.

Como obter o certificado do Ensino Médio

Quem deseja obter o certificado do Ensino Médio (e do Fundamental também, se for o caso) pode realizar as provas por um dos caminhos abaixo:

  • Instituições certificadoras autorizadas pelos Conselhos Estaduais de Educação
  • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Diversas pessoas estão sentadas em suas carteiras, dentro de uma sala de aula.

Sobre o Encceja

O Encceja é uma avaliação aplicada anualmente a estudantes que não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade própria.

Para realizar as provas e obter o(s) certificado(s) de conclusão, a pessoa precisa ter um dos seguintes perfis etários, de acordo com o nível de ensino:

  • Conclusão do Ensino Fundamental - 15 (quinze) anos ou mais;
  • Conclusão do Ensino Médio - 18 (dezoito) anos ou mais.

As inscrições são realizadas, gratuitamente, pela internet.

O Enem não certifica para o Ensino Médio?

Desde 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio não certifica mais para o Ensino o Médio.

O que gerou essa "confusão": entre 2009 e 2016 era possível obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem. Bastava informar, no momento de se inscrever, que iria utilizar as notas das provas para obter o certificado (além de ter 18 anos completos até o dia de fazer as primeiras avaliações).

Atualmente, o Enem é o meio para que as pessoas ingressem na graduação (universidade), e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Cursos supletivos são válidos para obter o certificado?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), também conhecida como "supletivo", é um caminho para que pessoas acima da "idade própria" possam voltar a estudar e conseguir o certificado do ensino fundamental e/ou do médio.

Importante: antes de realizar a matrícula, certifique-se que a instituição de ensino possui autorização do conselho/da secretaria estadual de educação.

Uma sala de aula com a professora escrevendo algo no quadro ao fundo e os alunos sentados observando

#Nem1PraTrás

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023 (Pnad Contínua - segundo trimestre), foram registradas 7,7 milhões de matrículas no ensino médio em 2023 - uma queda de 2,4%m em relação ao ano anterior.

Compartilhe informações sobre a certificação de jovens e adultos para a educação básica. É importante para muita gente!

Para saber mais sobre a Educação de Jovens e Adultos, confira aqui uma matéria especial sobre o assunto.

--

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.