Saúde mental e educação
Compartilhar
A educação não se restringe apenas à sala de aula e aos conteúdos escolares. Ela também pode ser entendida como um processo amplo, que pode envolver os mais diversos tipos de desafios que impactam toda a comunidade escolar.
Diante de contextos tão complexos, a saúde mental ganha atenção: estudos indicam que mais de 60% de professores e estudantes enfrentam ansiedade, baixo rendimento e cansaço excessivo.
Para transformar essa realidade é preciso ampliar o debate sobre educação, considerando também a construção de um ambiente escolar mais saudável. Neste conjunto você vai navegar por conteúdos diversos que apresentam novas perspectivas para compreender os motivos e as consequências do adoecimento mental da comunidade escolar.
O ponto de partida deste conjunto é uma reflexão sobre a violência estrutural e seus impactos na consolidação da democracia brasileira. Na sequência, vamos ouvir professoras e professores sobre os desafios para construir uma cultura de paz nas escolas, entendendo o que isso tem a ver com a saúde mental de estudantes e trabalhadores da educação.
Aprofundaremos nossa jornada com um debate sobre bullying e cyberbullying e com novas reflexões sobre o cuidado nas relações e a convivência.