Notícia: Canal Futura exibe série Quintal TV no MAM em celebração à Semana das Crianças

Canal Futura exibe série Quintal TV no MAM em celebração à Semana das Crianças

Compartilhar

Plateia formada por crianças da rede municipal de educação assistiu episódio sobre Fama e participou de bate-papo com elenco

Um grande grupo de cerca de 40 crianças posa para foto diante do mesmo telão com o logotipo Quintal TV. Elas estão sorrindo e posam animadas ao lado de adultos, possivelmente educadores e organizadores do evento. A maioria veste camisetas claras com crachás de identificação. O cenário é o mesmo auditório da primeira imagem, com paredes de madeira e piso avermelhado.
Alunos da Escola GET Professor Augusto José Machado após sessão. Foto: Carolina Ribeiro

Em comemoração à Semana das Crianças, o Canal Futura promoveu, nesta quinta-feira (16), uma sessão especial no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A série infantil Quintal TV foi exibida para uma plateia composta por estudantes da rede municipal de ensino. Após a exibição, as crianças participaram de um bate-papo com parte do elenco da produção. 

O episódio apresentado abordou a fama sob a perspectiva das crianças e contou com a participação especial da ginasta Flávia Saraiva. Durante a conversa, o debate girou em torno da popularidade nas redes sociais e dos desafios que acompanham a exposição pública desde cedo. Convidados a opinar, os pequenos compartilharam suas percepções sobre a busca por visibilidade na internet e os cuidados necessários para lidar com esse reconhecimento. 

A conversa contou com a participação das atrizes Guilhermina Brazão e Malu Gismondi, apresentadoras da terceira temporada de Quintal TV, e do ator Ygor Marçal, da série Lab de Chef, além de dois alunos da Escola GET Professor Augusto José Machado, de Inhoaíba, Zona Oeste do Rio, Sophia Nascimento e Arthur Damasceno.  

Crianças estão sentadas em cadeiras de um auditório, voltadas para o palco. Um menino em destaque, segurando um microfone, faz uma pergunta ou comentário. Outras crianças ao redor o observam com atenção. Ao fundo, uma mulher parece ouvir atentamente. As paredes do local são de madeira e o ambiente tem iluminação suave.
Crianças da plateia fizeram perguntas e opinaram sobre os assuntos. Foto: Jaqueline Suarez

Sophia e Arthur fazem parte da equipe do Jornal Zé Machado, projeto desenvolvido com apoio da Agência de Notícias da Rede (ANDAR), da MultiRio. A equipe do jornal escolar, que envolve quase vinte alunos do quinto ano do ensino fundamental, aproveitou a oportunidade para entrevistar os atores e a mediadora do bate-papo, Priscila Pereira, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho que trabalha com produções infanto-juvenis.  

Com apoio do professor, o material gravado se transformará em uma matéria de telejornalismo, com as crianças como protagonistas dessa criação. Elas são envolvidas em todas as etapas da produção.  

Arthur, 10 anos, destaca a oportunidade de ter sido ouvido e poder colocar suas opiniões sobre os assuntos. Ele conta que uma das coisas que mais gosta no jornal escolar é a possibilidade de aprender enquanto produz as matérias. “Nós fizemos uma matéria sobre manguebeat e eu aprendi coisas que não sabia. Aprendi que ele é uma junção de ritmos e não um novo ritmo. A gente soube mais da história também”. A matéria mencionada por Arthur também foi exibida durante o evento no MAM.  

Sophia, 11 anos, disse estar contente pelo convite de participar da conversa como uma das debatedoras e, também destacou a possibilidade de interagir com as crianças do elenco de Quintal TV e Lab de Chef. “Adorei a oportunidade de ver as pessoas que fazem conteúdo que aparece na TV. Isso é incrível, porque essas pessoas parecem distantes, diferentes de nós, mas são crianças como eu”, comenta.  

Em seu primeiro trabalho na TV, Guilhermina, 11 anos, diz se sentir emocionada de se assistir na tela junto a uma plateia de crianças. “Fico muito feliz quando alguém me pede uma foto, quando me reconhecem. É uma emoção me ver, pela primeira vez, na TV, é um privilégio e a realização de um sonho”, conta.  

Para ela, é fundamental ouvir as crianças quando se busca dialogar com o público infantil, seja na produção audiovisual ou em outras áreas. “As vezes as crianças podem entender mais sobre um assunto porque faz mais parte do cotidiano delas. Acho que podemos ter uma visão diferente sobre o assunto e ajudar a comunicar melhor para outras crianças”.  

“Criança sabe muito sobre criança. Quando a criança realiza um conteúdo para crianças fica mais interativo, mais compreensível para outras entenderem”, avalia o ator Ygor Marçal, 12 anos. “É muito importante ver as crianças na plateia reagindo, interagindo e se vendo representadas no que estamos falando. Fico feliz de ver que as dicas e ideias que trocamos podem ajudar de alguma forma”. 

Malu, 11 anos, destaca que o encontro foi uma oportunidade incomum para quem faz trabalhos na TV: poder conversar com quem assiste a série e saber suas opiniões. “Foi muito legal e acho que para todas as crianças que estiveram aqui. A gente conseguiu conversar, saber a opinião deles e eles falaram que a gente conseguiu ajudar eles em algumas coisas”, explica.  

A menina já fez algumas peças no teatro e conta sobre a diferença em relação ao seu primeiro trabalho na TV. “Na televisão você pode assistir várias e várias vezes, e no teatro você não consegue assistir tantas vezes assim. Então, quando uma pessoa te vê na tela, te assiste algumas vezes, acho que ela começa a se aproximar mais de você, conhecer mais seu trabalho, vai gerando um carinho”, avalia.  

Quintal TV no Canal Futura 

A terceira temporada de Quintal TV estreou essa semana no Canal Futura. Com apresentação de Guilhermina Brazão, Malu Gismondi e Victor Morais, a série utiliza o formato de um telejornal apresentado por crianças para promover reflexão sobre vários temas.  

Os episódios da série vão ao ar toda terça-feira, às 9h45, no Canal Futura. Além disso, a série completa já está disponível, gratuitamente, pelo Futura no Globoplay. Assista aqui!