chat-icon
chat-icon

Fale com o Tutor

Notícia: Documentário vencedor do 13º Doc Futura, “Mulheres que Migram” estreia no Futura

Documentário vencedor do 13º Doc Futura, “Mulheres que Migram” estreia no Futura

Compartilhar

Romina, da Argentina, Ruth, do Congo, e Elianna, da Venezuela, são as protagonistas do documentário “Mulheres que migram”. O filme, da produtora Trópico Audiovisual, de Curitiba, Paraná, foi o vencedor do 13º Doc Futura, lançado em 2022, e estreia no Canal no dia 27 de outubro, às 23h. No dia 25, o filme também será exibido em pré-estreia em Curitiba, no Cine Passeio, às 20h.

O documentário tem 52 minutos e foi feito a partir das histórias que as três mulheres, de diferentes gerações, quiseram contar, sendo falado em três idiomas: francês, espanhol e português. Ele traz uma estética inovadora que reforça os sonhos, sentimentos e desejos das migrantes ao abandonarem seus países em busca de melhores oportunidades e relacionamentos aqui no Brasil.

Uma mulher está sentada sobre uma pedra grande diante de uma floresta bem distante, abaixo da montanha em que ela está.
A argentina Romina está entre as protagonistas do “Mulheres que migram”. (Divulgação)

De acordo com a diretora, as mulheres migrantes são atravessadas por diferentes opressões, como o racismo, a xenofobia, o machismo, o etarismo e a discriminação, o que as tornam mais vulneráveis às violências de gênero. “A feminização das migrações é um fenômeno novo a ser estudado e é urgente a adoção de políticas públicas para atender a essa população. É cada vez maior e mais diverso esse fluxo migratório contemporâneo em que as mulheres sozinhas, ou com filhos, deixam seus países para poder estudar, trabalhar, se livrar de relações violentas e construir uma nova vida”, reforça a diretora.

Sabrina Demozzi celebra sua estreia na direção às vésperas dos 40 anos, cumprindo a promessa que fez a si mesma, ainda criança, de se tornar cineasta: “É um sonho realizado e fico feliz em mostrar a coragem de mulheres tão fortes, com uma fotografia poética e uma Curitiba pouco vista.” 

O produtor criativo e co-montador do “Mulheres que migram”, Di Fiorentino, comemora a parceria com o Futura: “É a nossa 1ª parceria com o Futura e a coprodução foi fruto de uma troca muito construtiva e bacana. É uma alegria ter vencido o 13º Doc Futura e ver o filme tendo a oportunidade de chegar a tantas pessoas”.

Para assistir ao trailer do “Mulheres que migram”, clique aqui.

Serviço dos eventos de pré-estreia

Evento: Pré-estreia do documentário "Mulheres que migram" no Rio de Janeiro

  • Data: 21/10/2023 (sábado)
  • Horário: 11h
  • Preço: GRÁTIS (sujeito à lotação da sala)
  • Local: Espaço Itaú de Cinema
  • Endereço: Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro

Evento: Pré-estreia do documentário "Mulheres que migram" em Curitiba

  • Data: 25/10/2023 (quarta-feira)
  • Horário: 20h
  • Preço: GRÁTIS (sujeito à lotação da sala - retirada de ingressos até 1h antes da sessão)
  • Local: Cine Passeio/Sala Ritz
  • Endereço: Rua Riachuelo, 210, Centro, Curitiba

Sobre o Canal Futura

O CANAL FUTURA tem a missão de contribuir, por meio da comunicação, da educação e da articulação social, para o desenvolvimento integral de pessoas e comunidades. Pretende ser um canal de expressão e um espaço de encontro para diferentes segmentos sociais. Em suas práticas e produções, o CANAL FUTURA procura ser uma referência em mídia de interesse público, capaz de inovar nos modos de realização e produção de conteúdo, assim como colaborar com processos de transformação social que emancipam o ser humano. Nesse sentido, pluralidade de pontos de vista, diversidade narrativa e coautorias são marcas de identidade.

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter